Por: Deyse Machado

Nos últimos anos o país tem vivido uma série de crises, deixando as empresas assustadas. O cenário atual tem melhorado um pouco, mas ainda surge o questionamento a respeito do que fazer quando as dificuldades batem a porta. É possível passar por momentos como estes e ainda assim crescer? Como dizem por aí, alguns choram e outros vendem lenços. Em qual lado estaremos?

A crise sempre vai acontecer, mas não dura para sempre. A princípio, as empresas precisam enxergar o fim da crise. Segundo Eduardo Holder, pós-graduado em Gestão Financeira, Controladoria e Finanças e com MBA em Marketing pela FGV, muitas empresas acabam reduzindo o próprio tamanho e deixando de tomar algumas iniciativas que seriam interessantes para o crescimento. As que mantêm o foco na mudança acabam ampliando seus negócios e buscando oportunidade em outras áreas.

“A crise é o momento em que mais aparecem oportunidades. As empresas precisam estar preparadas e atentas para oferecer o produto certo no momento certo”, afirma Holder.

O primeiro passo para encontrar a solução é analisar o quanto a crise atual afeta seu negócio. Alguns sinais são fornecedores começando a cobrar mais caro, contratos sendo quebrados e inadimplências. É necessário, portanto, uma conversa clara e franca com os envolvidos para encontrar uma maneira de negociação que atenda a ambas as partes. No Colégio GGE, a inadimplência de 2017 sofreu pequeno acréscimo em relação à de 2016. Os responsáveis financeiros procuraram o colégio em busca de acordos e quitaram os seus débitos.

Outra alternativa é investir também no marketing. Esse é o momento em que você deverá investir no setor que ajudará a aumentar ainda mais seu processo de vendas. Estratégias de marketing digital têm sido o grande diferencial nas empresas, pois além de serem mais baratas podem passar resultados mensuráveis. Por fim, é preciso manter o foco nas soluções e não nos problemas, buscando se diferenciar da concorrência, seja por seus produtos, seja por seus serviços ou pelo atendimento que sua empresa oferece. Já dizia Albert Einstein: “No meio de toda a dificuldade encontra-se a oportunidade”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *