Nos últimos anos, o método de avaliação no processo de ensino e aprendizagem vem sendo estudado e discutido nas escolas para decidir qual a melhor forma de aplicação. O principal objetivo da avaliação na área pedagógica é analisar se os conteúdos apresentados em sala de aula estão obtendo o resultado esperado. Através dos dados obtidos, professor e aluno conseguem trabalhar os conteúdos propostos a fim de constatar progressos, dificuldades e reorientar a dinâmica de estudo para as correções necessárias.

O psicólogo e pesquisador Benjamin Bloom explica as três principais classificações do processo de avaliação:

  1. Avaliação Somatória: Esta avaliação consiste na soma de vários processos de avaliação. Em cada bimestre, por exemplo, o aluno é avaliado através de tarefas, trabalhos, pesquisas e provas. No final, são somadas todas as atividades, classificando a quantidade de conhecimento que o aluno conseguiu obter durante o bimestre.
  2. Avaliação Diagnóstica: O professor tem informações prévias de seus alunos para que consiga identificar a deficiência ou a evolução deles, adequando o seu ensino de acordo com cada perfil. Durante o bimestre, o professor irá avaliar a trajetória do aluno em sala, o nível de interesse pelo assunto, a dificuldade em entender o plano de ensino proposto, entre outros aspectos. Nesta avaliação, o professor desenvolve seu processo de ensino no mesmo nível de entendimento dos alunos.
  3. Avaliação Formativa: Tem como objetivo verificar, por meio de um exame, se aquilo que foi proposto em relação aos conteúdos foi alcançado. Nesta avaliação, o professor consegue identificar, de forma detalhada, qual a principal necessidade de aprendizagem do aluno.

O Sistema GGE de Ensino desenvolve uma avaliação para o Ensino Fundamental II e Médio baseado nos exercícios de seu material didático. Os alunos realizam um exame dos conteúdos programáticos a cada bimestre. Após a correção, recebem um relatório consolidado de desempenho por turma, série, unidade de ensino e também por disciplina. Através dos resultados, o corpo docente realiza ações para garantir uma qualidade no ensino com as necessidades identificadas.

O resultado do Exame de Verificação de Aprendizagem (EVA) fica disponível no Portal do Aluno, onde é encontrada também toda a rotina pedagógica do aluno, incluindo registro de comportamento, boletim, calendário letivo, mensagens, conteúdos didáticos ou tarefas de casa, acompanhamento dos conteúdos ministrados pelos professores em sala de aula com links para estudos online.

O método de avaliação utilizado pelo Colégio GGE faz toda a diferença no crescimento acadêmico do aluno. É importante avaliar se o conteúdo proposto está agregando conhecimento ou permitindo apenas que o aluno decore determinado assunto para passar de ano letivo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *