*Não enviaremos spam. Ao preencher esse formulário,
você autoriza contatos e mensagens pelo setor comercial.

O projeto do Sistema GGE de Ensino para Novo Ensino Médio visa estimular o engajamento e o protagonismo dos alunos, dando mais sentido ao futuro que já começou.

ENTENDA ANTES O QUE MUDOU

COMO ERA ANTES

  • Estrutura curricular única para todos os estudantes

  • Carga horária mínima anual de 800 horas

  • Carga horária total para os três anos do Ensino Médio de 2.400 horas

COMO FICA A PARTIR DE 2022

  • Estrutura curricular mais flexível para todos os estudantes

  • Carga horária mínima para os três anos do Ensino Médio de 3.000 horas

  • Formação Geral Básica com aprendizados que desenvolvem competências e habilidades, referenciados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É obrigatória e comum a todos os alunos.

  • Itinerários Formativos definidos pela rede de ensino, com participação da comunidade escolar, cujo objetivo é aprofundar conhecimentos em diferentes áreas através de disciplinas, projetos, oficinas e outros meios de ensino-aprendizagem. Os estudantes serão orientados de acordo com seus interesses, desde a elaboração do Projeto de Vida, para efetuarem escolhas responsáveis e conscientes em uma ou mais áreas de conhecimento.

PROJETO DE VIDA E EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

A Trilha Socioemocional do Sistema GGE de Ensino é um programa de educação socioemocional que vai transformar escolas parceiras em espaços de relacionamento e codesenvolvimento de competências comportamentais e emocionais.

Com propósito de estimular autonomia e cidadania na construção do Projeto de Vida de cada aluno, a Trilha Socioemocional tem como base eixos e pilares essenciais para a formação integral dos estudantes. Essa é uma das propostas do Novo Ensino Médio do Sistema GGE de Ensino.

OS 5 EIXOS

  • Autoconhecimento

  • Inteligência Emocional

  • Nossas Conexões

  • Compromisso Social

  • Futuro e Carreira

OS 3 PILARES

  • Eu-comigo (para refletir sobre si mesmo, reconhecendo limitações e potencialidades)

  • Eu-outro (para desenvolver conexões positivas e vivenciar relacionamentos confiáveis)

  • Eu-mundo (para identificar “pontos fortes” individuais e oportunidades nos mercados de trabalho)

ESTRUTURA DO PROGRAMA

Novo Ensino Médio: Estrutura do Programa

Coleção Projeto Vida

  • Livros Digitais e Físicos

  • Conteúdo audiovisual

  • Ferramenta de avaliação emocional

Eventos e ações

  • Palestras

  • Workshops

Através da Trilha Socioemocional, os jovens serão incentivados a:

Reconhecer sentimentos e emoções

Gerenciar conflitos

Agir orientado pela empatia e ética

Comunicar-se e se relacionar com grupos diversos

Cocriar soluções

Colaborar e tomar decisões construtivas e responsáveis

O QUE OS ESTUDANTES GANHAM COM OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS?

Mais protagonismo. Ao escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos dentro das áreas que mais se identificam, os jovens terão suas expectativas e necessidades atendidas e, como consequência, um melhor resultado de aprendizagem.

DISCIPLINAS ELETIVAS DO NOVO ENSINO MÉDIO

Novo Ensino Médio: Disciplinas Eletivas

Além da grade curricular básica, com as disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, entre outras, fundamentais na formação do aluno, o Sistema GGE de Ensino vai além do convencional e estimula o engajamento do aluno dentro de uma jornada educacional completa, com disciplinas opcionais, onde o jovem é ativo na escolha do seu itinerário formativo.

Disciplinas eletivas (17h cada) que poderão ser escolhidas pelo aluno:

  ÁREA DE NATUREZA  

De que planeta você é?

Já pensou como tudo e todos estão conectados, de certa forma, a outros tempos e espaços? Tendo como base a Astronomia, faremos uma viagem para compreender a origem do cosmos e da vida em nosso planeta (e além dele).

O cérebro e as emoções

Ansiedade, nostalgia, dúvida, tédio, desejo e medo: como as emoções são produzidas por estados mentais e afetam nosso corpo.

  ÁREA DE LINGUAGENS  

Comunicação e oratória

Nesta eletiva, desenvolveremos a comunicação oral, aperfeiçoando a fala e transmitindo as ideias de forma coerente e natural.

Línguas estrangeiras pelas telas do cinema

Estudo do inglês por meio das produções cinematográficas de diferentes partes do mundo, entendendo o cinema como rica expressão cultural de uma sociedade.

  ÁREA DE MATEMÁTICA  

Faz um Pix

Nesta eletiva, aprenderemos como fazer bom uso dos recursos financeiros, contribuindo para um melhor planejamento e gestão das finanças pessoais, e compreenderemos a teoria e a prática do consumo.

Pensamento conectado

Aplicação de conhecimentos matemáticos e estatísticos em contextos da cibercultura, da cultura da convergência e das plataformas digitais.

  ÁREA DE HUMANAS

Direitos Humanos

Promover uma cultura de respeito aos direitos fundamentais e às responsabilidades cidadãs contribui com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Conheceremos mais sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e entenderemos como os direitos humanos se aplicam ao cotidiano.

Compreendendo dilemas mundiais

Desenvolvendo habilidades de pesquisa, leitura e crítica, traremos ao debate os principais dilemas contemporâneos, nas áreas política, econômica, social e cultural.