*Não enviaremos spam. Ao preencher esse formulário,
você autoriza contatos e mensagens pelo setor comercial.

O projeto do Sistema GGE de Ensino para Novo Ensino Médio visa estimular o engajamento e o protagonismo dos alunos, dando mais sentido ao futuro que já começou.

ENTENDA ANTES O QUE MUDOU

COMO ERA ANTES

  • Estrutura curricular única para todos os estudantes

  • Carga horária mínima anual de 800 horas

  • Carga horária total para os três anos do Ensino Médio de 2.400 horas

COMO FICA A PARTIR DE 2022

  • Estrutura curricular mais flexível para todos os estudantes

  • Carga horária mínima para os três anos do Ensino Médio de 3.000 horas

  • Formação Geral Básica com aprendizados que desenvolvem competências e habilidades, referenciados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É obrigatória e comum a todos os alunos.

  • Itinerários Formativos definidos pela rede de ensino, com participação da comunidade escolar, cujo objetivo é aprofundar conhecimentos em diferentes áreas através de disciplinas, projetos, oficinas e outros meios de ensino-aprendizagem. Os estudantes serão orientados de acordo com seus interesses, desde a elaboração do Projeto de Vida, para efetuarem escolhas responsáveis e conscientes em uma ou mais áreas de conhecimento.

PROJETO DE VIDA E EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

A Trilha Socioemocional do Sistema GGE de Ensino é um programa de educação socioemocional que vai transformar escolas parceiras em espaços de relacionamento e codesenvolvimento de competências comportamentais e emocionais.

Com propósito de estimular autonomia e cidadania na construção do Projeto de Vida de cada aluno, a Trilha Socioemocional tem como base eixos e pilares essenciais para a formação integral dos estudantes. Essa é uma das propostas do Novo Ensino Médio do Sistema GGE de Ensino.

OS 5 EIXOS

  • Autoconhecimento

  • Inteligência Emocional

  • Nossas Conexões

  • Compromisso Social

  • Futuro e Carreira

OS 3 PILARES

  • Eu-comigo (para refletir sobre si mesmo, reconhecendo limitações e potencialidades)

  • Eu-outro (para desenvolver conexões positivas e vivenciar relacionamentos confiáveis)

  • Eu-mundo (para identificar “pontos fortes” individuais e oportunidades nos mercados de trabalho)

ESTRUTURA DO PROGRAMA

Coleção Projeto Vida

  • Livros Digitais e Físicos

  • Conteúdo audiovisual

  • Ferramenta de avaliação emocional

Eventos e ações

  • Palestras

  • Workshops

Através da Trilha Socioemocional, os jovens serão incentivados a:

Reconhecer sentimentos e emoções

Gerenciar conflitos

Agir orientado pela empatia e ética

Comunicar-se e se relacionar com grupos diversos

Cocriar soluções

Colaborar e tomar decisões construtivas e responsáveis

O QUE OS ESTUDANTES GANHAM COM OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS?

Mais protagonismo. Ao escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos dentro das áreas que mais se identificam, os jovens terão suas expectativas e necessidades atendidas e, como consequência, um melhor resultado de aprendizagem.

DISCIPLINAS ELETIVAS DO NOVO ENSINO MÉDIO

Além da grade curricular básica, com as disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, entre outras, fundamentais na formação do aluno, o Sistema GGE de Ensino vai além do convencional e estimula o engajamento do aluno dentro de uma jornada educacional completa, com disciplinas opcionais, onde o jovem é ativo na escolha do seu itinerário formativo.

Disciplinas eletivas (17h cada) que poderão ser escolhidas pelo aluno:

  ÁREA DE NATUREZA  

De que planeta você é?

Já pensou como tudo e todos estão conectados, de certa forma, a outros tempos e espaços? Tendo como base a Cosmologia, faremos uma viagem para compreender a origem do Cosmos e da vida em nosso planeta (e além dele).

O cérebro e as emoções

Ansiedade, nostalgia, dúvida, tédio, desejo e medo: como as emoções são produzidas por estados mentais e afetam nosso corpo.

  ÁREA DE LINGUAGENS  

Comunicação e oratória

Nesta eletiva, desenvolveremos a comunicação oral, aperfeiçoando a fala e transmitindo as ideias de forma coerente e natural.

Línguas Estrangeiras pelas telas do cinema

Estudo de línguas estrangeiras por meio das produções cinematográficas de diferentes partes do mundo, entendendo o cinema como rica expressão cultural de uma sociedade.

  ÁREA DE MATEMÁTICA  

Faz um Pix

Nesta eletiva, aprenderemos como fazer bom uso dos recursos financeiros, contribuindo para um melhor planejamento e gestão das finanças pessoais, bem como auxiliando na compreensão e prática do consumo.

Pensamento conectado

Vamos desenvolver a capacidade de raciocínio lógico, argumentação e pensamento crítico, aprimorando a resolução de problemas e superação de desafios.

  ÁREA DE HUMANAS

Direitos Humanos

Promover uma cultura de respeito aos direitos fundamentais e às responsabilidades cidadãs contribui com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesta eletiva, conheceremos a Declaração Universal dos Direitos Humanos e entenderemos como ela se aplica ao cotidiano.

Compreendendo dilemas mundiais

Desenvolvendo habilidades de pesquisa, leitura e crítica, traremos ao debate os principais dilemas contemporâneos, nas áreas política, econômica, social e cultural. Estarão em pauta temas como liberdade de expressão; movimentos migratórios; e discursos de ódio.