Garantir o controle dos processos e a excelência na condução de todas as atividades pedagógicas que acontecem no ambiente escolar é um dos principais desafios dos profissionais de educação. Quanto maior é o colégio e a quantidade de alunos e profissionais envolvidos, mais difícil é garantir que o processo de ensino-aprendizagem aconteça sem falhas.
Neste sentido, existem no mercado ferramentas e softwares que ajudam gestores de escolas a administrarem diferentes aspectos do ensino, como o andamento das aulas, assiduidade de alunos e professores, bem como acompanhamento das notas das turmas. Porém, a grande maioria destes sistemas oferecem recursos que não conversam entre si, oferecendo aos gestores somente uma visão isolada, o que impossibilita que se tenha clareza das medidas a serem tomadas para melhorar a qualidade dos processos.
Diante deste desafio, o Sistema GGE de Ensino investiu no desenvolvimento do Sistema V4, cujo objetivo é tornar mais eficientes os processos de acompanhamento pedagógico e formativo. O sistema contempla ferramentas de controle, desenvolvidas ao longo de mais de duas décadas, que trabalham de maneira integrada e são capazes de dar suporte a todos os atores do processo educacional, sejam eles representantes da escola ou integrantes da família. Tudo isso de maneira simples e acessível a partir de uma plataforma digital, que também conta com um aplicativo desenvolvido para iOS e Android.
Vale salientar que, muito mais do que obtenção de dados, as ferramentas desenvolvidas mostram caminhos a seguir e indicam o momento certo para as intervenções necessárias em busca das melhorias de rotina escolar. Durante muito tempo, uma equipe qualificada se dedicou a criar algo que pudesse estar alicerçado em processos de avaliação, interpretação de indicadores, bem como na entrega de feedbacks.
A seguir, você poderá conhecer melhor algumas das ferramentas desenvolvidas e utilizadas pelo Sistema GGE de Ensino:
1) Portal Acadêmico para Pais e Alunos
Trata-se de um painel acessível aos alunos e responsáveis, através de celulares ou desktop (em área restrita), no qual é possível encontrar informações sobre toda sua rotina escolar. Notas, avaliações, gráficos comparativos com o desempenho da turma em todas as disciplinas, conteúdos didáticos, agenda de tarefas, registros sobre o comportamento, informações sobre plantões pedagógicos, resultados de boletins, pesquisas de opinião, dicas para aprofundamento de conteúdo e até ouvidoria, entre muitos outros itens, capazes de orientar o aluno e ajudá-lo a programar melhor suas atividades escolares.
O portal também oferece suporte para os pais acompanharem o desempenho de seus filhos, além de possibilitar a visualização do percentual do conteúdo ministrado pelo professor em cada uma das disciplinas. O portal permite ainda que os pais acompanhem o histórico disciplinar dos filhos ao longo do ano. Os registros de ocorrências pedagógicas diárias, como elogios por participação nas aulas, elevado desenvolvimento intelectual e interesse nos conteúdos passados estão disponíveis, bem como orientações e atendimentos prestados ao aluno. Assim, o estudante é monitorado tanto pela equipe pedagógica da escola, quanto pela família.
2) Boletim Gráfico
O boletim, isoladamente, não quer dizer muito em relação ao aluno, ainda que tenha sido assim em muitas instituições de ensino, durante muito tempo. No entanto, a equipe do Sistema GGE de Ensino responsável pelo desenvolvimento de ferramentas de controle, percebeu que era necessário ir mais adiante.
O boletim gráfico do sistema V4 possibilita a consulta e o acompanhamento das avaliações em todas as disciplinas durante o ano letivo. Esse recurso também permite aos pais e alunos o acesso a cálculos automáticos de notas mínimas necessárias em possíveis casos de recuperação.
3) EVA – Exame de Verificação de Aprendizagem
O EVA foi desenvolvido exatamente para oferecer uma garantia de que as notas das avaliações sistemáticas fossem um reflexo real da aprendizagem dos alunos. A ideia é evitar distorções com relação ao que o estudante aprendeu, de fato, e o que ele demonstrou na hora da prova. Afinal, ele pode ter tirado uma boa nota, simplesmente porque a prova estava “fácil”.
O EVA é elaborado por uma banca de professores, baseado nos exercícios do nosso material didático utilizado e aplicado às turmas do Ensino Fundamental 2 e Médio a cada bimestre. Após a realização do exame, a equipe pedagógica pode verificar a aprendizagem dos estudantes e ter acesso aos relatórios de desempenho por turma, série, unidade de ensino e disciplina. Além dos relatórios, os alunos ainda têm acesso a vídeos com a resolução das questões que erraram no EVA, que podem ser acessados através do portal acadêmico.
O objetivo é favorecer um trabalho preventivo, diagnosticando, com antecedência, as disciplinas e respectivos conteúdos que os alunos precisam aprimorar. Essa ferramenta também possibilita aos professores ter um mapeamento real da aprendizagem de cada turma e de cada aluno, fazendo o docente enxergar o que precisa ser mais trabalhado para promover um melhor desempenho nos exames seguintes. Além de avaliar o aluno, a ferramenta também possibilita o acompanhamento da performance dos professores.
4) Avaliação do Processo de Ensino Aprendizagem
A avaliação de desempenho é uma prática comum, adotada por empresas para garantir a qualidade dos serviços que oferecem. Por isso, o Sistema GGE de Ensino realiza um acompanhamento específico do seu corpo docente, com o objetivo de fazer uma análise mais profunda, capaz de identificar pontos fortes e fracos, sejam na esfera
individual ou coletiva.
Na Avaliação do Processo de Ensino Aprendizagem, alguns alunos são escolhidos para opinar sobre o desempenho dos professores. Diante dos resultados aferidos, são realizadas as adequações necessárias para garantir o bom nível dos professores e, consequentemente, o satisfatório rendimento dos alunos.
5) Dream Game
Trata-se de uma plataforma digital exclusiva do Sistema GGE de Ensino, utilizada no Ensino fundamental 2, capaz de estimular e envolver o aluno, de maneira interativa, ao mesmo tempo em que testa seus conhecimentos e fortalece os valores formativos.
O Game premia os alunos que mais arrecadam braincoins (moedas do cérebro) e heartcoins (moedas do coração), que os fazem subir no ranking dos melhores colocados. Isso acontece de acordo com as práticas de bom comportamento no ambiente escolar, no caso das heartcoins. Já com relação às braincoins, o estudante é premiado pelo seu desempenho intelectual, devendo acumular pontos a partir da resolução de questões nas áreas de Linguagem, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.
As moedas podem ser trocadas na loja virtual do Dream Game por diversos brindes reais como aparelhos eletrônicos, lanches, fardamentos, ingressos de cinema, materiais esportivos, livros, etc… – e até por pontuação em algumas disciplinas. Da mesma forma em que acontece quando o aluno faz um trabalho e consegue um ponto extra.
O Dream Game se apresenta ainda como uma maneira eficiente de exercitar os conteúdos já trabalhados em sala de aula, utilizando-se dos diversos elementos presentes em um jogo, numa linguagem que agrada aos estudantes. Além disso, serve para indicar para alunos e responsáveis possíveis déficits de aprendizagem.
O maior ganho do Dream Game, no entanto, é a criação de um ambiente competitivo saudável e cheio de motivação tanto no virtual como no real. Uma ferramenta em sintonia com a filosofia de inovação inerente à trajetória do Sistema GGE de Ensino ao longo de sua história.
Por tudo isso, as ferramentas de controle do Sistema V4 podem se apresentar como a alternativa mais completa para proporcionar a melhoria da qualidade dos resultados obtidos por alunos e professores em sala de aula. E aplicar esses recursos, já testados e aprovados, na sua escola, certamente, é o caminho mais curto a ser percorrido.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!