Investir no desenvolvimento de soluções personalizadas permite que novos conceitos sejam incorporados ao negócio, tendo a possibilidade de manter a solução em constante evolução. Estar conectado com inovações para criar novos produtos, incluir novas ferramentas ou aperfeiçoar processos é tarefa diária dos profissionais que fazem parte do Sistema GGE de Ensino e que buscam sempre ouvir as demandas e oferecer um leque de produtos modernos e eficientes que contribuam para o desenvolvimento e crescimento da escola.
“Quando visitamos uma escola, apresentamos um leque com todas as nossas ferramentas. Em seguida, após a conversa com os coordenadores e gestores, traçamos um diagnóstico e montamos uma consultoria para ajudarmos na condução das necessidades que a escola apresentar. Então, os pontos de aperfeiçoamento da Escola Parceira são direcionados para uma construção um projeto personalizado, sempre respeitando as características pedagógicas da instituição. E o trabalho continua com o acompanhamento constante sobre a implantação do material e das ferramentas pedagógicas”, pontua a consultora pedagógica do Sistema GGE de Ensino, Danyelle Oliveira.
Este é, inclusive, um dos diferenciais do Sistema GGE de Ensino, pois encontrar uma assessoria efetiva e presente é, muitas vezes, uma tarefa difícil para as instituições de ensino.
“Normalmente, a presença dos assessores é constante nas escolas somente na fase de implantação do novo material e nos primeiros meses seguintes à assinatura do contrato. Após esse período, o contato com as instituições parceiras diminui e, em muitos casos, acaba. Do nosso ponto de vista, é muito importante que essa assessoria continue. A equipe do Sistema GGE de Ensino está sempre presente em nossa escola, pois eles entendem que as nossas demandas vão além da implantação do material didático”, destaca a coordenadora pedagógica da Escola Dom Miguel de Lima, Rita de Kássia da Silva Oliveira.
Além do acompanhamento, a adoção de um material didático moderno, atualizado, com modernas ferramentas de acesso a conteúdos extra, tem trazido importantes ganhos para as escolas. No Colégio Santa Emília de Olinda, que adotou há quatro anos o material didático do Sistema GGE de Ensino, o aproveitamento dos alunos teve um ganho de 60%.
“Antes, quando utilizávamos livros didáticos eu não via tanto interesse dos alunos na resolução de questões de vestibulares como eu vejo atualmente. Agora eu vejo as turmas fazendo uso dos conteúdos através de estudos propriamente ditos, grifando livros com marca-texto, tirando dúvidas nos corredores. Eu acredito que a organização e a maneira como o material é apresentado facilitou muito a sistemática de estudo”, relata a supervisora pedagógica do Colégio Santa Emília de Olinda, Cacilda Maranhão. Inicialmente, a escola adotou o material do Sistema GGE de Ensino apenas para o Ensino Médio. Hoje, o material é utilizado desde o 6º ano.
As resoluções de questões também são destaque importante do livro do SSA/UPE.
“É um material excelente que tem uma riqueza de exercícios e casa com nosso pensamento, que busca estimular a prática da resolução de questões junto com os alunos. Isso auxilia a entender a linguagem do concurso em anos anteriores. Dessa forma, o aluno vai desenvolver habilidades que vai dar melhores condições na hora de fazer as provas”, diz a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Santa Emília do Cordeiro, Elizabeth Araújo.
O conceito de sala de aula invertida (Flipped Classroom), cuja proposta é que o aluno conheça o assunto antes da abordagem do conteúdo pelo professor em sala de aula, por meio de vídeos e conteúdos extras, é outra ferramenta inovadora e pensada para que o aluno possa ter um melhor aproveitamento da aula. Pela proposta, o aluno é convidado a acessar conteúdo extra, disponível no material didático, onde o assunto da aula será antecipado.
“É muito interessante o recurso do flipped classroom porque a aula que o professor ganha tempo com aulas mais práticas, de aprofundamento, porque o aluno já teve o conteúdo prévio. É como uma lição de casa antecipada. Na sala de aula ele vai aprofundar o que viu em casa. Além do ganho para o professor, é uma forma de aproximar o aluno do material”, enfatiza a coordenadora pedagógica dos Ensinos Fundamental 2 e Médio do Colégio Americano Batista, Elivane Martins.
Em tempos de isolamento social, onde o cuidado com as emoções precisa ter uma atenção especial, um conteúdo que tem ajudado muito as escolas parceiras – assim como os pais – é o Fora da Caixa, uma ferramenta pensada para trabalhar conceitos de inteligência emocional durante as aulas.
“Os jovens são convidados a pesquisar sobre determinado assunto, sobre determinado sentimento e a debater sobre o tema. Mesmo nas aulas à distância, onde os estudantes ficam mais tímidos para se apresentar frente às câmeras, estão saindo muitos projetos. Os professores estão conseguindo, inclusive, fazer projetos envolvendo mais de uma disciplina. Então, existe a interdisciplinidade. É uma solução interativa, que tem um ganho enorme para alunos e professores”, ressalta a coordenadora pedagógica do Colégio Santa Doroteia, Ana Estela Almeida.
No período de aulas remotas, as ferramentas de acompanhamento pedagógico se tornaram indispensáveis. De acordo com a coordenadora do ISO Colégio e Curso, em João Pessoa, Inalda Pontes, ter um sistema que disponibilize a rotina e a programação do aluno é essencial.
“Os pais podem ver o que foi feito em sala e, inclusive, acessar as aulas gravas. É uma segurança a mais e a forma de comunicação é muito clara, o que facilita”, pontua.
O Sistema GGE de Ensino oferece todo o acompanhamento pedagógico do aluno por meio da plataforma V4. A ferramenta é baseada em três fatores sinérgicos (Integração, Acompanhamento e Comunicação) que abrangem todos os agentes, rotinas, conteúdos programáticos e projetos pedagógicos da escola. Dessa forma, todas as informações relevantes ficam disponíveis tanto para pais e alunos, como para equipes pedagógicas.
Outra ferramenta disponibilizada pelo Sistema GGE de Ensino e que foi extremamente relevante para este período de pandemia é o chamado Exame de Verificação de Aprendizagem (EVA). Através dessa avaliação, é possível acompanhar o desempenho dos alunos em cada conteúdo programático previsto no planejamento bimestral, bem como oferecer relatórios de desempenho individuais, consolidados por turma, série, unidade de ensino, disciplina e professor. Pais e alunos têm acesso a relatórios completos de desempenho do estudante através do Sistema de Gestão Pedagógica V4 e recebem um plano de estudos personalizado, sugerido a partir de necessidades específicas identificadas através de cada exame. O aluno ainda consegue visualizar vídeos com a resolução das questões em que encontrou dificuldade durante a realização do simulado.
“Esse mapeamento é feito de forma plural. Com o resultado do EVA, eu consigo mapear a situação do aluno por turma, os resultados de cada disciplina e o aproveitamento das aulas. Então, é possível fazer um trabalho com os que estão mais frágeis e ainda fazer a análise da gestão e coordenação da escola, que é quem tem que conduzir os alunos para resultados positivos. De um EVA para outro, vai mudando estratégias e vendo o que avançou ou não e assim apresentar diagnóstico para cada setor da escola”, ressalta o gestor da Escola Liberato, Eduardo Bruno.
Segundo José Lourenço Neto, os ganhos do exame são para todas as esferas da instituição de ensino.
“Isso porque o pai acompanha o desenvolvimento do filho, a equipe averigua o conteúdo que precisa revisar e a coordenação mapeia a aprendizagem da turma. Com isso, todo mundo sai ganhando. Todos passam a ter um olhar diferenciado para o aluno”, enfatiza.
O coordenador do Colégio Diocesano de Belo Jardim, Erlan Max, diz que o EVA se tornou um grande termômetro do conhecimento adquirido pelos estudantes nesse período de aulas online.
“Após a realização do exame, cada aluno recebe um relatório individual com um plano de estudo personalizado. A partir do plano de estudo, nós sentamos e passamos a traçar novas metas para neutralizar as dificuldades de cada aluno e criamos os grupos focais e a partir daí é mais rápido e assertivo neutralizar essas dificuldades de aprendizagem”, enfatiza.
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