Em tempos de pandemia, onde as pessoas passaram a ficar ainda mais tempo conectadas, ter uma presença digital se tornou imprescindível em todos os setores. Para as escolas, o universo online se tornou o ponto de encontro e de comunicação entre pais, alunos e docentes. É por isso que ter um plano de marketing digital se tornou ainda mais importante, principalmente neste segundo semestre, quando o período de matrículas começa efetivamente a ser posto em prática. Com uma estratégia online direcionada e bem definida é possível aproximar toda a comunidade escolar e ainda atrair alunos interessados em conhecer a escola e os projetos que estão sendo desenvolvidos.
Por definição, o marketing digital é toda estratégia de comunicação realizada por meio da internet. Há alguns anos, este tem sido o principal meio de divulgação adotado pelas empresas para atrair novos clientes. Este ano, quando as pessoas passaram a usar mais a internet devido o isolamento social, a prática ganhou ainda mais relevância. Para tratar mais detalhadamente o assunto, o Sistema GGE de Ensino produziu um podcast sobre como o marketing digital pode ser um aliado das escolas. O tema foi abordado pela gerente de Marketing do Sistema GGE de Ensino, Tatiana Seixas, que conversou com a gerente de Sucesso de Parceiros da Resultados Digitais, Isabela Pereira. Um dos principais pontos discutidos por elas foi justamente o processo de matrícula, que este ano, devido à suspensão das aulas presenciais, precisa ter uma força maior no ambiente digital.
“De fato, existe uma mudança de comportamento do pai e do aluno, que estão mais em casa. O processo de matrícula este ano está diferente e eu diria que o primeiro passo a ser abordado no plano de marketing digital é fortalecer a comunidade escolar. A escola, os alunos e os pais são os principais promotores da escola. Então, havendo um engajamento deste público, haverá uma retenção maior dos alunos e também um boca a boca positivo para a escola”, afirma Isabela Pereira, que falou também sobre alguns cases de sucesso do segmento de Educação que trabalharam justamente neste processo de aproximação da comunidade escolar.
Durante a conversa, a convidada Isabela Pereira trouxe também dicas de como as escolas podem impulsionar a campanha de matrículas online, utilizando as próprias redes sociais para segmentar o público-alvo.
“Uma dica é trabalhar com quiz nas redes sociais. As pessoas adoram ser testadas. E quando usamos as perguntas certas, o resultado é um banco com informações importantes para o desenvolvimento de campanhas direcionadas ao público-alvo da ação. Entendendo quem é o meu público, eu posso gerar conteúdo que ele tem interesse de consumir. Assim, eu vou conquistando aos poucos, até chegar o momento do convite para que ele possa conhecer a escola”, pontua.
O uso de vídeos foi outro assunto abordado no podcast como de suma importância para gerar o engajamento nas redes sociais.
“Os vídeos têm taxa de engajamento muito alta e dinâmica”, enfatiza Isabela Pereira. Além dos recursos audiovisuais, as especialistas falaram sobre os cuidados necessários com o site e landing pages criadas para captação de leads para o departamento comercial das instituições de ensino, que também são pontos que precisam ser detalhados no plano de marketing das escolas.
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