De acordo com o sócio-diretor do Sistema GGE de Ensino, Herbetes de Hollanda, agora na fase de preparação para retomada das aulas, as escolas precisam entender como o aluno se encontra, tanto do ponto de vista pedagógico quanto do lado emocional.
“Oferecemos os conteúdos, mas houve realidades diferentes. Então, alguns alunos têm níveis de aprendizados altos, outros não. Temos que identificar onde estão as lacunas para sermos cirúrgicos na retomada com revisões e complementos do ensino”, conclui.
O Sistema GGE de Ensino já conta com uma ferramenta pensada para medir a aprendizagem dos alunos. O Exame de Verificação de Aprendizagem (EVA) é aplicado há anos pelo Colégio GGE e também é oferecido às escolas parceiras do Sistema de Ensino por meio da plataforma de gestão pedagógica V4. Através dessa avaliação, é possível acompanhar o desempenho dos alunos em cada conteúdo programático previsto no planejamento bimestral, bem como oferecer relatórios de desempenho individuais, consolidados por turma, série, unidade de ensino, disciplina e professor. Pais e alunos têm acesso a relatórios completos de desempenho do estudante através do aplicativo do V4 e recebem um plano de estudos personalizado, sugerido a partir de necessidades específicas identificadas através de cada exame. O aluno ainda consegue visualizar vídeos com a resolução das questões em que encontrou dificuldade durante a realização da avaliação.
“Em geral, os professores elaboram provas das disciplinas ou simulados e entregam a pontuação final. O que acontecia é que os boletins eram entregues e ficava uma grande interrogação para a família sobre o que o aluno aprendeu e o que ele não aprendeu. Os professores também ficavam com essa lacuna sem ter um diagnóstico do aprendizado. Foi daí que decidimos dar início ao EVA. As questões são elaboradas por uma banca do Sistema GGE de Ensino, sem o envolvimento dos professores das disciplinas, garantindo uma análise mais fiel do resultado”, afirma Herbetes de Hollanda.
No Colégio GGE e escolas parceiras, a aplicação do exame acontece ao final de cada volume do material didático do Sistema GGE de Ensino.
“O mais interessante disso é que este é um exame de verificação de aprendizagem. Não é uma prova, não é um simulado onde sai uma nota. O resultado é de fato um diagnóstico. O aluno recebe um plano de estudos de acordo com as lacunas que ficaram do aprendizado, mostrando por onde ele deve começar a estudar e se dedicar. Se na pandemia as escolas começaram a falar em diagnose do aprendizado, o Sistema GGE de Ensino já pratica isso há um bom tempo”, afirma Tayguara Velozo, gestor pedagógico do GGE. Ao ter acesso ao resultado do EVA, os pais e alunos também podem conferir o gabarito e o vídeo explicativo com a resolução das questões incorretas.
Para as escolas, são muitos os benefícios, principalmente em um ano atípico como este que estamos vivendo. Com a análise dos resultados do EVA, as escolas podem enxergar cada professor, cada aluno e cada disciplina de forma mais detalhada, proporcionando um melhor planejamento das ações para impulsionar do aprendizado.
“O EVA funciona como uma radiografia. Um relatório individual orientando o passo a passo do que o aluno deve fazer para melhorar naqueles conteúdos que já foram apresentados. Para a equipe, funciona como um raio-x do desempenho das turmas. A escola passa a ter um gerenciamento maior de como vai o aprendizado do aluno em todas as disciplinas”, explica Herbetes de Hollanda.
Neste período de isolamento social cheio de incertezas, o EVA se torna uma ferramenta eficiente para se realizar a diagnose tão necessária para a retomada das aulas.
“A diagnose gerada pelo nosso exame é com base em todo o conteúdo que já foi estudado. Então, é justamente o que as escolas precisarão nesse momento de retorno às aulas no pós-pandemia. Muitas vezes, no cenário de isolamento, o aluno pode estar entrando em uma zona de conforto, pode estar disperso ou com algum problema pessoal que reflete no estudo, então, é um diagnóstico importante para o momento”, ressalta o gestor do Ensino Médio do GGE Boa Viagem, Glaumo de Sá Leitão.
Para os pais, os benefícios do EVA estão na facilidade de entender melhor onde se encontram as maiores dificuldades dos filhos. É justamente para isso que Fabiana Barbosa utiliza o EVA. Com a filha Anne Gabrielle cursando o 9º ano, Fabiana conta que já criou o hábito de, a cada realização do exame, buscar as informações e refazer os exercícios.
“O legal é que para as questões que ela erra podemos ver o vídeo do professor ensinando e ela consegue identificar o motivo do erro. O EVA é uma ferramenta transparente e fácil de navegar, tanto para os alunos quanto para os pais e professores. Nós não precisamos esperar pela escola. Está tudo disponível no sistema V4”, enfatiza Fabiana Barbosa.
Essa resolução das questões e o plano de estudos individual também chamou a atenção de Emanuelle Monteiro. Ela matriculou este ano a filha Manuella Monteiro, no 6º ano do Colégio GGE. Por este motivo, quando a suspensão das aulas foi decretada, a família passou por um período de bastante apreensão.
“Realmente acreditamos que não há aprendizagem sem verificação. Sabemos da importância de ter esse retorno e desse esforço conjunto. Principalmente neste momento, esta é uma oportunidade de identificarmos onde estamos acertando e errando. Esse retorno traz mais segurança para os pais”, conclui.
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