Na edição deste ano, nosso material didático conta com uma novidade: o Flipped Classroom, uma metodologia que vem sendo disseminada nos últimos anos pelos professores norte-americanos Jon Bergmann e Aaron Sams, testada e aprovada por universidades classificadas entre as melhores do mundo, como Duke, Stanford e Harvard, em diversas disciplinas.
O Flipped Classroom ou aula invertida, é oferecido pelo Sistema de maneira inédita no mercado nacional e funciona da seguinte maneira:
1) No início de cada novo capítulo disponibilizamos um vídeo de curta duração (5 a 15 minutos), em que o autor apresenta os conceitos fundamentais do conteúdo a ser estudado.
2) Os alunos devem assistir a este vídeo no dia anterior ao início do capítulo, fora do período de aula (em casa ou na própria escola).
3) O tempo em sala, então, é otimizado e dedicado a aplicar os conceitos apresentados no vídeo para solucionar problemas, responder a dúvidas, realizar discussões, revisar pontos-chave e até mesmo organizar dinâmicas em grupos para reforço do conceito apresentado no vídeo. Assim, o que é entendido como aula no esquema tradicional (a exposição de conceitos) transforma-se em “lição de casa” e a resolução de questões para aprofundamento e sistematização, antes feita em casa, passa a ser realizada em sala de aula.
O principal objetivo deste recurso é fazer com que os alunos se envolvam mais com seu material de estudo, pois enquanto na sala de aula tradicional o professor transfere a informação para os alunos, na aula invertida o professor torna-se o mediador e a tecnologia, um suporte para que os estudantes acessem conteúdos e informações antes da aula.
Confira a seguir um exemplo de vídeo do Flipped Classroom da Coleção Basis, no qual professor de química Claudio Monteiro introduz o capítulo sobre eletrosfera:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!