Formar, preparar, vocacionar. Alguns verbos no infinitivo muitas vezes compõem os objetivos basilares das instituições de ensino. São realmente importantes. Mas o grande desafio é aprofundar esses objetivos ainda durante o processo formativo.

Ao criar o ambiente de ação durante e depois da formação habitual se torna um novo paradigma. Em nosso meio, a sala de aula, o laboratório e a biblioteca são os ambientes formativos usuais. Mas, e quando for necessário ir além?

Com efeito de novas demandas, necessárias aos desafios de inclusão profissional ou mesmo social, a escola deve adquirir uma postura proativa diante das realidades estabelecidas, mesmo aquelas com feições não habituais.

Isso significa estar preparado para situações além da rotina escolar. Situações emergenciais ou aquelas programadas fora do ambiente escolar, mas que possam sugerir uma participação da comunidade escolar. Definimos isso como formação em ação, ou seja, preparar a comunidade escolar para em situações concretas poderem se mobilizar para atividades, inclusive extracurriculares. De audiências públicas para discutir melhorias no transporte público às ações de solidariedade.

Por essa razão, é necessário considerar outras possibilidades, como criar alternativas para o processo formativo, estimular alunos, professores, gestores e demais envolvidos no processo educacional a uma agenda formativa capaz de realizar ações de cidadania, debater os problemas e desafios da comunidade. É válido ainda fazer visitas e compartilhar experiências vivenciadas na escola e conhecer os ambientes em torno dela e até em outras cidades.

Como exemplos dessa postura proativa, há os encontros entre profissionais e estudantes, ações solidárias, bem como a participação da comunidade escolar nos debates cívicos, das mais variadas manifestações a concretização desse movimento em favor de uma escola mais próxima das realidades e disposta a colaborar com o desenvolvimento social e exercício da cidadania. Tudo isso garante a relevância da educação além da formação em direção à ação.

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