A partir de 2017, o nosso material didático conta com uma novidade: o Flipped Classroom. Para entender melhor a revolução que essa ferramenta vai proporcionar na educação do seu filho, disponibilizamos aqui um exemplo de uso da ferramenta: um vídeo com nosso autor de Álgebra, Hugo Rioli, que faz parte da coleção Basis, para o 9º ano.

A forma interativa, diferenciada e, até determinado momento, lúdica, na explanação do conteúdo, faz com que o aluno visualize e entenda de uma forma mais prática o conteúdo visto em sala de aula. Assim, ele pode reforçar todo o estudo.

Essa metodologia não surgiu sem fundamento. Foi criada a partir de estudos e vem sendo disseminada nos últimos anos pelos professores norte-americanos Jon Bergmann e Aaron Sams. Além de ser testada e aprovada por universidades classificadas entre as melhores do mundo, como Duke, Stanford e Harvard, em diversas disciplinas.

O Flipped Classroom ou aula invertida, é oferecido pelo Sistema GGE de Ensino de maneira inédita no mercado nacional e funciona da seguinte maneira:

1) No início de cada novo capítulo disponibilizamos um vídeo de curta duração (5 a 15 minutos), em que o autor apresenta os conceitos fundamentais do conteúdo a ser estudado.

2) Os alunos devem assistir a este vídeo no dia anterior ao início do capítulo, fora do período de aula (em casa ou na própria escola).

3) O tempo em sala, então, é otimizado e dedicado a aplicar os conceitos apresentados no vídeo para solucionar problemas, responder a dúvidas, realizar discussões, revisar pontos-chave e até mesmo organizar dinâmicas em grupos para reforço do conceito apresentado no vídeo. Assim, o que é entendido como aula no esquema tradicional (a exposição de conceitos) transforma-se em “lição de casa” e a resolução de questões para aprofundamento e sistematização, antes feita em casa, passa a ser realizada em sala de aula.

O principal objetivo deste recurso é fazer com que os alunos se envolvam mais com seu material de estudo, pois enquanto na sala de aula tradicional o professor transfere a informação para os alunos. Já na aula invertida, o professor torna-se o mediador e a tecnologia um suporte para que os estudantes acessem conteúdos e informações antes da aula.

Confira a seguir um exemplo de vídeo do Flipped Classroom da Coleção Basis, com nosso professor de matemática Hugo Rioli:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *