Não importa qual o ramo de atuação de uma empresa. Se ela busca se tornar ou se manter como referência na área em que atua, precisa acompanhar de perto a qualidade dos produtos oferecidos e/ou dos serviços prestados. Afinal, a garantia da excelência neste aspecto é essencial para a satisfação do consumidor e, por conseguinte, do sucesso do negócio.

Mas e quando estamos falando da gestão da qualidade em uma instituição de ensino? Como um gestor pode, de maneira sistematizada e eficaz, mensurar o nível de satisfação de seus clientes – os alunos – e identificar oportunidades de melhoria?

São muitos os métodos utilizados para medir o nível de satisfação de pais e estudantes em relação à escola. Um deles – talvez o que tenha potencial para gerar resultados de maior impacto – é a avaliação do processo de ensino-aprendizagem e, mais especificamente, do corpo docente.

Segundo o pesquisador português Alexandre Ventura, atuante na Universidade de Aveiro e especialista em avaliação de corpo docente, tal prática se baseia em pesquisas que comprovam que o professor é a variável mais significativa no sucesso ou insucesso dos alunos. Justamente por esse motivo é tão importante aferir a qualidade do serviço prestado pelos professores.

Embora haja um consenso de tal importância, ainda há divergências a respeito de como isso deve ser feito. Em Portugal, por exemplo, os professores avaliam uns aos outros. Na França, a avaliação é feita pela equipe pedagógica das escolas. Já na Inglaterra, fica a cargo do diretor da instituição de ensino e de avaliadores externos.

Alexandre Ventura defende que o processo seja feito de tal forma que inspire a confiança dos professores, de modo a evitar o medo de consequências negativas, como hierarquização, redução de salários ou demissão. É preciso que a avaliação seja justa e eficaz, além de ser aplicada de maneira transparente. Da mesma forma, ela precisa ter o objetivo prático de melhorar o desempenho dos professores e da educação como um todo.

No Colégio GGE, tal levantamento é feito três vezes no ano letivo, por meio do Sistema de Gestão Pedagógica V4, que prevê uma consulta aos alunos para esquadrinhar o corpo docente. Os professores são avaliados segundo quatro aspectos: conteúdo e didática, assiduidade (incluindo-se o aproveitamento das aulas), postura formativa e envolvimento com os estudantes.

O processo é iniciado com uma etapa quantitativa, quando alunos respondem a questionários elaborados a partir dos quatro eixos, e tem continuidade com uma etapa qualitativa, quando grupos de estudantes são ouvidos para detalhar as impressões a respeito dos professores. Neste momento, os alunos falam sobre suas experiências, dúvidas, sugestões e críticas.

Munida dessas informações, a coordenação pedagógica transmite a cada professor a percepção que os estudantes têm a respeito dele e sugere adequações para melhoria dos índices. Cada docente recebe um relatório individual com o resultado da avaliação, incluindo gráficos de desempenho em cada quesito.

Na opinião do professor de matemática do GGE Hugo Oliveira, trata-se de uma oportunidade interessante para aperfeiçoar a interação com os estudantes. “É uma ferramenta magnífica que o GGE nos presenteia. A cada avaliação recebida, procuro logo o que tenho a melhorar e busco saber como fazer isso. A gente tem que se adequar, entender a cabeça do alunos. Quando recebemos o feedback, vemos o macro se transformar no focal”, comenta o professor.

“Quando a gente melhora o que o aluno está pedindo para melhorar, o próprio aluno melhora o seu desempenho. A gente consegue cobrar mais. Por outro lado, quando o aluno não tem o que reclamar do professor, ele começa a atribuir a si mesmo a responsabilidade por um baixo desempenho, complementa.

2 respostas
    • adminsgens
      adminsgens says:

      Olá, Antônio! Tudo bem? Que bom que você gostou do conteúdo! Você também pode sugerir outros assuntos para abordarmos. Agradecemos pelo contato!

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *