A partir de 2020, o Sistema GGE de Ensino terá casa nova. A mudança para a nova sede deve acontecer já no primeiro semestre e é mais um marco na trajetória de ascensão da empresa. Comemorando cinco anos, o sistema já conta com 28 escolas parceiras e mais de 100 funcionários, entre autores, diagramadores, ilustradores, revisores e prestadores de serviço. O novo prédio que abrigará o Sistema GGE de Ensino irá oferecer uma melhor estrutura e maior comodidade para os funcionários e escolas parceiras.
“Teremos um espaço para reuniões e para realização de momentos de integração. É um novo marco para o Sistema GGE de Ensino e precisávamos oferecer mais comodidade para nossos funcionários e parceiros. Crescemos e precisávamos de um espaço só nosso. Além disso, agora poderemos, inclusive, aumentar a equipe”, pontua o gerente executivo do Sistema GGE de Ensino, Leonardo Siqueira. Atualmente, o Sistema GGE de Ensino funciona na unidade Boa Viagem do Colégio GGE.
Os números do Sistema GGE de Ensino realmente surpreendem. O número de alunos atendidos teve um grande crescimento entre 2018 e 2019, ultrapassando todas as expectativas.
“O Sistema GGE de Ensino já se consolidou no mercado. Para 2020, já entraremos com os livros atualizados de acordo com a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Com isso, o aspecto socioemocional estará vinculado ao conteúdo dos livros. Isso sem falar em vídeos e conteúdos multimídias que também são disponibilizados em todo o material”, afirma o gerente-executivo do Sistema GGE de Ensino, Leonardo Siqueira.
Livros, conteúdos digitais, apoio pedagógico, portal do professor e a plataforma de gestão pedagógica V4 são algumas soluções oferecidas para as escolas parceiras do Sistema GGE de Ensino. Atualmente, as coleções Basis (Ensino Fundamental 2) e Mundus (Ensino Médio) são desenvolvidas para serem trabalhadas tanto no formato bimestral quanto no trimestral. “No próximo ano iniciaremos também o desenvolvimento do conteúdo para o Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano). Utilizamos um método específico de construção do aprendizado, com recursos diversos, que se distancia dos métodos que utilizam conceitos prontos e de simples memorização”, conta Leonardo Siqueira.
O conteúdo desenvolvido pelo Sistema conta, por exemplo, com ferramentas digitais, como QR Codes, que dão acesso fácil a videoaulas e a informações complementares. Há ainda o Flipped Classroom, uma “sala de aula invertida”, em que o aluno tem acesso a um pouco do assunto que será visto na aula seguinte, em uma espécie de introdução ao que será apresentado em sala. É a tecnologia transformando a sala de aula e auxiliando o aluno no entendimento dos conteúdos e nas habilidades necessárias para o bom desempenho escolar.
Além da atualização do conteúdo propriamente dito, o material produzido passa constantemente por alterações e ajustes. Para 2020, as principais mudanças são para atender às novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento lista dez competências que contribuem para o aprendizado e aspectos específicos que o estudante deve desenvolver em cada uma delas. Os pontos citados são: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e Cidadania.
Os temas são abrangentes e não levam em consideração apenas o conteúdo lógico, histórico e de linguagem. O emocional, o desenvolvimento e o estímulo passam a ter protagonismo. Em outras palavras, o objetivo é proporcionar uma transformação na educação para que as escolas possam se adequar as novas demandas e problemas da sociedade.
“O ensino está de fato se transformando e os alunos sempre buscando novas formas de se comunicar, se expressar e também de lidar com os sentimentos. Os professores têm de estar seguros emocionalmente para conseguirem transmitir o conteúdo e os exemplos necessários e, além disso, conseguirem identificar os sinais repassados pelo jovem. Então, oferecemos ferramentas e formação continuada para que as escolas parceiras tenham essa segurança necessária”, pontua Siqueira.
O Sistema de gestão pedagógica V4, que é a base de todo o Sistema GGE de Ensino e que também é disponibilizado para as escolas parceiras, oferece uma visão estruturada e analítica de todos os processos pedagógicos. O V4 integra ferramentas de suporte para toda a equipe pedagógica (professores, coordenadores pedagógicos, coordenadores formativos, psicólogos e gestores), estabelecendo também canais de comunicação entre os mesmos, além de auxiliar a identificação de pontos de melhoria pedagógica. Sendo assim, é possível identificar falhas e direcionar as ações dentro de toda a instituição de ensino, tornando-as mais efetivas.
A metodologia proposta atua para fazer valer três engrenagens que devem estar presentes em toda proposta pedagógica: acompanhamento dos conteúdos programáticos; orientação e formação de alunos e professores; e análise de indicadores de desempenho. Ou seja, é uma solução completa, que atende aos anseios de toda a cadeia envolvida no processo educacional.
Com todo esse suporte, os alunos, pais e os professores que utilizam as soluções do Sistema GGE de Ensino têm a garantia de um ensino de qualidade, que conta com conteúdo atualizado, ferramentas modernas e acompanhamento constante de resultados. Um modelo que se consolida ano a ano como o que há de mais moderno e eficiente no mercado de educação.
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