Diante do cenário de isolamento social, muitas pessoas estão buscando explicações na filosofia para entender melhor sobre o momento que o mundo atravessa. Buscando aprofundar as contribuições dessa área do saber, o Sistema GGE de Ensino produziu seu terceiro podcast. Nele, a nossa equipe conversou com o doutor em Filosofia e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Érico Andrade.

A respeito dos desafios e propósitos do isolamento, o especialista destacou que o sentimento de vulnerabilidade não é algo que ocorre por acaso.

“As palavras Economia e Ecologia têm raiz grega. Ecos significa casa. Ou seja, nós somos a casa, o tecido orgânico, e o conjunto é composto pela natureza e pelo tempo. Então, a dimensão do tempo nos conecta com uma totalidade orgânica. É justamente o que o coronavírus nos mostra. É um vírus que se desenvolveu de forma acidental e mostra que não temos controle sobre a gente, sobre a natureza e sobre o tempo”, disse.

Para Andrade, outro ponto importante a ser observado à luz da filosofia é a forma como o enfrentamento ao vírus tem demonstrado que todos nós, em todo o mundo, estamos conectados.

Não adianta eu me proteger sozinho. Estamos em sociedade, e, muitas vezes, a política pública deve se voltar à ação coletiva que preze pela coletividade. Nos remete ao questionamento sobre noção de existência coletiva. Momento de reflexão sobre a própria relação humana. Somos forçados a refletir sobre o modo de agirmos quando não estamos reclusos”, afirmou.

Perguntado ainda sobre qual o legado que a pandemia do novo coronavírus já deixa para a humanidade, Érico destacou a dimensão do cuidado, seja consigo, com a casa, com a comunidade, com o planeta.

Quer saber mais sobre o tema? Escute o nosso podcast! Compartilhe também nas redes sociais.

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *