Além disso, todas as unidades de ensino devem passar por adaptações para receber os alunos presencialmente, garantindo a segurança sanitária que o momento exige. Os protocolos médicos e sanitários foram divulgados pela Secretaria de Educação de Pernambuco no dia 15 de junho e tem três pilares como base: distanciamento social, prevenção e proteção e comunicação. Com isso, além das adaptações nos equipamentos físicos das unidades, é necessário um minucioso planejamento do funcionamento das unidades, o que inclui treinamento e capacitação da equipe, além de orientação às famílias sobre os cuidados necessários diante do retorno às atividades presenciais.
Neste “novo normal”, é importante também a realização de um processo de medição de aprendizagem do período remoto. Com isso, as escolas terão um diagnóstico mais preciso de onde estão as maiores déficits de aprendizagem dos alunos, oferecendo aos professores informações para construírem planos de aulas direcionados para o processo de resgate pedagógico.
Uma eficiente ferramenta de medição de aprendizagem é o Exame de Verificação de Aprendizagem (EVA), que integra as ferramentas disponibilizadas pelo Sistema GGE de Ensino por meio da plataforma V4. Trata-se de um exame criado para oferecer uma análise do que se perdeu na aprendizagem e apresenta um diagnóstico para a escola, possibilitando que, a partir dessa ferramenta, ela possa criar estratégias para retomar os conteúdos perdidos.
Sendo assim, através dessa avaliação, é possível acompanhar o desempenho dos alunos em cada conteúdo programático previsto no planejamento bimestral, bem como ter acesso a relatórios consolidados de desempenho, por turma, série, unidade de ensino, disciplina e professor.
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