Com o distanciamento social imposto pelo combate à pandemia da Covid-19, as matrículas deste ano estão sendo atípicas em diversos sentidos. O processo começou mais tarde do que o de costume, as campanhas ganharam novos elementos e, acima de tudo, a mensagem a ser repassada aos pais e alunos prospectados mudou. Com o ensino híbrido em fase de implantação, a mensagem da campanha deve contemplar, por exemplo, informações sobre a preparação para o retorno seguro ao ensino presencial, bem como garantia de acolhimento e qualidade em quaisquer circunstâncias. É este o dever de casa que está sendo cumprido pelas escolas para fidelizar os pais e alunos que já fazem parte da comunidade escolar, assim como encantar os novatos.

Não adianta comunicar apenas a mesma coisa. O momento educacional hoje é outro. Colégio é sinônimo de confiança. Sem ela, não há pais e alunos dispostos a criarem uma história em longo prazo junto à escola. O  colégio precisa mostrar como está preparado, como evoluiu e o que pretende fazer para a melhor formação contínua dos seus alunos”, detalha o VP de Criação e Planejamento da Agência MV2 Digital, Elmo do Val.

De acordo com o especialista, quanto ao uso de ferramentas, é essencial associar a presença de marca em diferentes plataformas, tanto em meios convencionais, como mídia exterior, rádio, TV e shoppings, como no ambiente digital, utilizando estratégias que permitam alcance, segmentação e boa captação de clientes potenciais, afinando o departamento comercial para essa demanda. “Isso sem esquecer do público interno, ou seja, os atuais pais e alunos, que são a base da disseminação gratuita da filosofia da escola”, orienta.

Entre todas essas plataformas, o marketing digital, que já vinha ganhando força em anos anteriores, está tendo uma relevância ainda maior neste ano de pandemia. Com uma estratégia online direcionada e bem definida é possível aproximar toda a comunidade escolar e ainda atrair alunos interessados em conhecer a escola e os projetos que estão sendo desenvolvidos.  Segundo a gerente de Marketing do Colégio GGE e do Sistema GGE de Ensino, Tatiana Seixas, para que isso aconteça é preciso investir na geração de conteúdo de relevância, criação de landing pages para captação de leads e ações em redes sociais com conteúdos patrocinados.

É preciso antes de tudo entender onde o público da escola está presente. Quais as redes sociais que são utilizadas e como se comunicam. Assim, as ações podem ser direcionadas e mais assertivas. A escola, os alunos e os pais são os principais promotores da escola. Então, havendo um engajamento deste público, haverá uma retenção mais forte e a garantia que as pessoas vão procurar naturalmente por ela”, orienta.

A gestora também destaca que o treinamento da equipe é de extrema importância neste período. Segundo ela, a afinidade dos setores Comercial e Marketing é essencial na condução dos trabalhos, pois permite redirecionar qualificações de leads, áreas geográficas de trabalho e novos argumentos para atração.

Os treinamentos precisam acontecer tanto para a equipe de vendas, que fará a abordagem, quanto para a equipe pedagógica, que irá realizar o acompanhamento da visita da escola”, enfatiza.

Os treinamentos da equipe estão sendo, inclusive, um dos focos do Colégio GGE para a campanha de matrículas deste ano. De acordo com a Gerente Comercial do Colégio GGE e Sistema GGE de Ensino, Eduarda Queiroz, a equipe comercial passou por um treinamento intensivo de 20 dias, além do período de ramp up (momento de adaptação e alocação).

Também acrescentamos mais algumas fases no nosso funil de vendas para que cada vez mais nossa prestação de serviço seja centrada na experiência do cliente. Nossas consultoras de vendas estão preparadas para atendimentos virtuais e presenciais. Ambas modalidades oferecem a opção do fechamento da matrícula, ou seja, se a família ainda não estiver se sentindo confortável para visitar a unidade presencialmente, todo seu atendimento pode ser feito de forma remota”, detalha.

Os materiais de apoio da equipe comercial também ganharam elementos digitais, como QR Codes, que direcionam os interessados para o número de WhatsApp do setor comercial. “Também criamos materiais de apoio para esses momentos virtuais, como vídeos com o tour das unidades de ensino, e todo material físico de venda foi transformado em digital”, conta Eduarda, acrescentando que, ao final de cada atendimento, as consultoras enviam um kit personalizado para a família, onde está inserido todo o material de venda e alguns conteúdos ricos (e-books, vídeos, podcasts).

Outra estratégia do Colégio GGE para as matrículas desse ano foi adaptação do evento de matrícula, o GGE Xperience, para o formato 100% online, transmitido através de lives no YouTube.

O evento de matrícula é de extrema importância para todos aqueles alunos e familiares que serão GGE ou que sonham em ser GGE. Além de ser um momento bem descontraído, os participantes têm a oportunidade de conhecerem gestores, equipe pedagógica, professores e alguns futuros amiguinhos, então não poderia deixar de acontecer e, por isso, ele foi completamente transformado para o formato digital”, conta.

Esse conjunto de estratégias mostra que há alternativas viáveis para atrair novos alunos e envolver os antigos no processo de matrícula, mesmo diante das dificuldades apresentadas pela pandemia da Covid-19. A escola é uma opção para futuros alunos somente ao fazer-se conhecida nas plataformas em que eles estão presentes. Por isso, além de oferecer um método de ensino de excelência, com o melhor material didático e uma equipe de professores de primeira linha, também é preciso ter uma visão focada no crescimento da instituição, investindo em publicidade e marketing que garantam esse crescimento.

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