Diante da pandemia da Covid-19, as férias escolares desse ano devem ser diferentes. O combate ao coronavírus impôs uma série de medidas restritivas para evitar a proliferação do vírus e os cuidados devem continuar até que a vacina chegue ao país. Isso não quer dizer que não é hora de diversão! As Férias devem trazer descontração e descanso e, mesmo tendo que evitar aglomerações, há diversas formas de se divertir.

Promover jogos em família, usar a tecnologia para a diversão e para a interação social são algumas das alternativas que podem ser realizadas durante o recesso e que, além de ser opção para os próprios profissionais da área de educação, podem ser orientações que os coordenadores das escolas podem dar aos pais que buscam alternativas para este período em que as crianças estarão sem aulas, mas que ainda precisam ficar muito tempo em casa.

Depois de tudo que passamos neste ano, de toda angústia e incertezas que todos enfrentaram, este é o momento para desacelerar. É uma ótima oportunidade para ler livros que não sejam didáticos, assistir filmes e séries, dormir (para os que gostam de dormir) e também de iniciar a prática de novas atividades, como a pintura ou a culinária”, afirmou o gestor pedagógico do Colégio GGE, Tayguara Velozo.

Segundo ele, para os que querem sair de casa, a escolha deve ser por lugares abertos ou optar por horários alternativos, em que não haja tanta aglomeração.

A recomendação é que os protocolos sanitários sejam respeitados, mas, tomando cuidado dá para atender a todos os desejos”, disse.

Aproveitar o momento do isolamento social para estimular o ócio pode trazer bons frutos para toda a família. “Os alunos e professores têm ficado muito sobrecarregados em relação a todo o contexto que essa pandemia causou e, muitas vezes, eles não conseguem ter tempo para o ócio e o ócio é sim um momento de produtividade. Todos fomos tão sobrecarregados esse ano que vale ter essa escolha, essa liberdade que eles não tiveram ao longo de todo o ano”, ressalta a professora do Ensino Médio do Colégio GGE, Fernanda Nascimento.

Estimular o hábito da leitura é também uma alternativa para este momento. Mas, não deve ser uma leitura por obrigação. Neste ponto, a dica é tornar a leitura um momento de descontração entre toda a família. A partir de um livro, é possível, por exemplo, fazer uma brincadeira de perguntas e respostas, com direito a escolha de mico que deve ser pago para quem errar. Se a música faz parte da rotina da família, porque não aproveitar as férias para criar novas melodias?! Se a preferência está na pintura, que tal ir criando e expondo pela casa?

O professor Eduardo Sousa, do Ensino Fundamental 2 do Colégio GGE, ressalta que o uso das tecnologias não pode ser descartado. Este é, inclusive, um forte aliado no momento do isolamento social. “É nas telas que estamos encontrando a maneira de interagir com amigos, de participar de jogos, de ver shows, de interagir… Isso traz um alento e uma aproximação dos colegas mesmo dentro do isolamento social”, diz.

Para os que buscam ideias para transformar o lar em um ambiente de lazer, a saída é reinventar o espaço disponível. Uma rede pode virar um balanço, a casa pode virar uma galeria de arte, a família pode se reunir para contar histórias, ou os pais podem resgatar brincadeiras de infância com os filhos. “A arte tem o poder de transformar as relações sociais e nada melhor do que aproveitar esse momento para unir a família”, enfatiza a professora do Ensino Fundamental do Colégio GGE, Flávia Renny.

Independentemente da atividade escolhida, nesse período de férias durante a pandemia, a participação da família terá um peso ainda maior na formação dos estudantes. Por isso, pais e filhos devem buscar sempre o diálogo, explicando a realidade e os problemas que estão sendo enfrentados, aprimorando seu desenvolvimento emocional e buscando sempre criar momentos em família. Com isolamento ou sem isolamento, o que importa é o estímulo às boas práticas e a construção de boas lembranças para a vida toda.

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *