Fundamental em sala de aula, a figura do educador pode e deve ir muito além de apresentar o conteúdo de forma expositiva aos estudantes, relacionando-se diretamente com a forma como o aluno se vê para aprender coisas novas e enfrentar os desafios. Por isso, é essencial que os professores estimulem a participação deles durante as aulas de diversas formas. Além de ajudar no processo de aprendizagem, esses movimentos, fora do ambiente escolar, também podem trazer muitos benefícios à vida do aluno, como, por exemplo, não ter medo de errar ou arriscar.
“Se o educador mantém essa interação de segurança e desafios, o aluno se arrisca sem medo de errar, buscando ações e soluções dentro e fora de sala de aula”, afirma a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Santa Dorotéia, Aglaé Costa, complementando que a instituição introduziu aulas eletivas, por meio do Sistema GGE de Ensino, para incentivar a participação dos alunos em sala. “É gratificante permitir que os jovens alunos coloquem a mão na massa e demonstrem a importância que eles representam para a educação. Com as eletivas, os estudantes têm opções que permitem uma personalização ainda maior da sua trajetória enquanto futuros profissionais”, destaca.
Para ela, trabalhar com a eletiva sobre “Freud no Divã”, por exemplo, tornou o desafio de estimular a participação dos jovens nas aulas ainda mais acentuado.
“Lidamos com uma turma tímida, na maioria das vezes apática a qualquer movimento, mas, quando os alunos foram incentivados, demonstraram sua atuação teatral de qualidade”, ressaltou.
Aglaé explica que, além de se utilizar da metodologia realizada pelo Sistema GGE, quando um aluno não quer ou não consegue ser participativo em sala, é preciso que o professor entre em campo.
“A partir do momento que se obtém uma interação entre professor e aluno, já tem que se ter em mente como incentivar a participação deles em suas aulas. Quando o conteúdo é extenso ou difícil de entendimento, por exemplo, é importante fazer um breve diálogo, para, assim, estabelecer elementos que favoreçam o entendimento e a participação de todos”.
Sobre as eletivas do Sistema GGE de Ensino:
As disciplinas eletivas do Novo Ensino Médio despertam o engajamento dos alunos porque, primeiro, são de livre escolha dos estudantes e contemplam as suas áreas de maior interesse; segundo, porque proporcionam experiência científica, na prática, e colaboram para que o jovem se torne, cada vez mais, o personagem principal no processo ensino-aprendizagem.
Entre as áreas de conhecimento que o aluno pode escolher estão: Linguagens (Comunicação e oratória; Línguas estrangeiras pelas telas do cinema), Ciências Humanas e Sociais (Direitos humanos; Compreendendo dilemas mundiais), Ciências da Natureza (O cérebro e as emoções; De que planeta você é?) e Matemática (Faz um Pix; Pensamento conectado).