Top 10 tendências para educação em 2019

A tecnologia gera muita inovação nas organizações e o ecossistema educacional não passa imune. Pelo contrário, ele é diariamente impactado. E aqui, vale um alerta: uma das competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) prevê a utilização de tecnologia em todos os componentes curriculares. Deu para notar a importância de estar de olho no que está sendo implantado nos sistemas de ensino? Além de implantar, a questão é garantir que a tecnologia esteja apta para o propósito de hoje e de amanhã já que, em uma era de transformação acelerada, um piscar de olhos é suficiente para o inovador ser interpretado como obsoleto. Por isso, é importante acompanhar tendências na área de educação, a fim de avaliar se sua instituição educacional é moderna e engajada ao tema. Sendo assim, listamos abaixo algumas dessas tendências para 2019. Qual delas a sua escola já está trabalhando?

1. Gestão de Custos

A aplicação de ferramentas no operacional da escola é um ponto que merece atenção. O uso de inteligência artificial nos sistemas operacionais das escolas gera economia de tempo, energia e ainda fornece uma maior riqueza de dados e compilações. Para os alunos, o recurso é de grande valia para que este consiga identificar com agilidade o padrão de erros e acertos. Outra ferramenta utilizada na gestão de custos é o armazenamento de dados em nuvem, reduzindo o custo operacional e melhorando a eficiência nas operações.

2. Ética e privacidade digital

No momento em que temas como vazamento de dados, utilização de redes sociais, terrorismo de dados, proteção de dados, entre outros, passam a ocupar os noticiários, abordar ética e privacidade digital no ambiente escolar se torna urgente, inclusive para proteger os mais jovens que, sem informação, são mais vulneráveis. Um aluno que é informado a respeito dessa tendência na área de educação saberá como gerenciar e se proteger de determinadas situações. Além disso, com a Lei Geral de Proteção de Dados, as questões em torno do tema devem entrar em discussão também no campo tecnológico, com a introdução de tecnologias que garantam a segurança e manutenção da base de dados da escola.

3. Espaços de integração

Toda a proposta da BNCC é pautada por eixos estruturantes das práticas pedagógicas, que são as interações e brincadeiras. Por isso a necessidade de espaços destinados a esse fim. Pelas competências da BNCC, a ideia é ter um modelo de ensino no qual o estudante tem grande protagonismo. Sendo assim, espaços de convivência ganham relevância.

4. Apoio a educadores

Segundo dados do relatório Estado de Tecnologia em Educação de 2018/2019, mais da metade (62%) dos entrevistados acredita que a carga de trabalho dos professores está contribuindo para altos níveis de estresse nas escolas. Nesse ponto, o uso de tecnologias pode se tornar um forte aliado. O tempo dos profissionais pode ser otimizado com, por exemplo, a utilização de aplicativos, formulários online, ferramentas de planejamento de lições. Ferramentas de Internet das Coisas (IoT) têm sido bastante utilizadas neste sentido, inclusive oferecendo opções adicionais, como o compartilhamento dos resultados dos alunos, em tempo real, com outros professores ou com pais.

5. Ensino híbrido

Adoção de um modelo de ensino em que o ambiente online e offline se misturam. São textos associados a vídeos, estrutura de avaliação online, discussões em sala de aula com base em um conteúdo disponibilizado antes da aula… Enfim, plataformas utilizadas com a supervisão e gerenciamento dos professores, mas que gerem mais engajamento por parte dos alunos. Uma proposta que está sendo disseminada é o BYOD (do inglês “bring your own device” ou “traga seu próprio dispositivo”), por meio da qual os alunos são autorizados a utilizar os dispositivos em sala para desenvolvimento de atividades.

6. Soluções de avaliações formativas

Sendo a equidade o princípio central na BNCC, os modelos de avaliação terão de sofrer alterações. As propostas devem estar mais alinhadas com a avaliação formativa ou contínua. Em outras palavras, a avaliação precisa ser constante, em todas as atividades em sala, trabalhos em grupo, dinâmicas, participação, senso crítico, entre outros pontos.

7. Inclusões de programas de bem-estar

Nos últimos anos, tem crescido a preocupação com o aspecto emocional dos alunos. Estatísticas recentes apontam que uma em cada cinco crianças sofrem com alguma doença mental. Além disso, pesquisadores já apontam um aumento de 43% na incidência de Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e de 37% na de depressão entre os adolescentes. São consequências de um mundo cada vez mais virtual e menos real. Por isso a necessidade de implantação nas escolas de programas que foquem na resolução de problemas como ansiedade, estresse e outros transtornos, que têm reflexo direto no aprendizado. Os alunos precisam de conscientização sobre seu ser emocional, físico e espiritual.

8. Gamificação

Consiste na utilização de mecânicas e dinâmicas de jogos, incluindo rankings e recompensas, para despertar e estimular o aprendizado. O recurso é bastante interessante para desenvolver a criatividade e aumentar a participação em sala de aula. É uma proposta pedagógica que gera mais engajamento por parte dos alunos e professores e facilita a absorção dos conteúdos.

9. Aprendizagem ativa

Dentre as competências estabelecidas pela BNCC, está o desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo. Nesse sentido, uma forte tendência é a chamada aprendizagem ativa, que valoriza os trabalhos em equipe, o estímulo à resolução de problemas, a superação de desafios e promoção de debates.

10. Empreendedorismo

É um método que busca formar novos líderes e cidadãos capazes de melhorar o meio social onde vivem. A autonomia é, inclusive, uma capacidade em destaque na BNCC. A metodologia do empreendedorismo pode trabalhar este ponto, já que a abordagem do tema trata de proatividade, protagonismo, desenvolvimento pessoal, criatividade e liderança.
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