Ao contrário do que se pensa, produtividade não tem a ver com trabalhar mais. Está diretamente ligada à gestão do tempo e, consequentemente, à forma como tarefas são executadas. No dia a dia do professor, entre demandas diversificadas e dinâmicas, otimizar a produtividade é sinônimo de melhoria não só no ambiente de trabalho, mas também fora da escola.
Se você é professor ou professora e sente que procrastina ou não consegue mudar a rotina, atenção às dicas. Aproveite o início do ano letivo para focar nas prioridades, utilizar ferramentas adequadas para o desenvolvimento de atividades e empenhar esforços, na medida certa, para realizá-las.
O planejamento é um instrumento de organização e orientação que ajuda a diminuir o estresse, o retrabalho, o tempo perdido; e potencializa as tarefas definidas, as oportunidades e o tempo livre. É estratégia indispensável na otimização da produtividade para professores porque reúne objetivos e prioridades, e prepara o campo para execução de atividades. Através de um bom planejamento, as metas ficarão mais claras e possíveis de serem tiradas do papel.
Além da carga horária e metodologia, vale a pena incluir no planejamento a participação em formações continuadas. Intervalos de descanso também são necessários para que a energia desprendida, entre uma atividade e outra, seja recuperada. Independente da área de atuação, qualquer profissional em exaustão não terá bons resultados.
É verdade que a instituição de ensino deve oferecer ambiente adequado para o trabalho, com boa estrutura física e a transparência no diálogo entre docentes e administração. São aspectos importantes que estimulam a motivação, mas não recaem sob responsabilidade do professor. No entanto, outros pontos relevantes estão em suas mãos e podem ajudar (e muito) no desenvolvimento pessoal e na conquista de melhores resultados profissionais. Você tem conhecimento sobre as últimas tendências da educação? Quando foi a última vez que participou de palestras e workshops destinados ao desenvolvimento pessoal e profissional?
Invista em formação continuada. Esse é um cuidado constante que o Sistema GGE de Ensino tem com professores de escolas parceiras, por entender que capacitações incentivam e preparam o corpo docente para as tendências da educação e para um processo de ensino-aprendizado com engajamento e autonomia. Aprimore saberes para aperfeiçoar práticas pedagógicas e garantir melhor produtividade.
Por fim, além do planejamento bem estruturado e do investimento em formações completas, outra estratégia que otimiza a produtividade de professores é o uso de ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento do trabalho preventivo e gestão de tempo e conteúdo.
O Sistema GGE de Ensino oferece, para docentes de escolas parceiras, ferramenta de acompanhamento programático de todas as disciplinas e conteúdos ministrados em cada turma. É um modelo visualmente fácil de interpretar e que ajuda a identificar o cumprimento do planejamento bimestral.
O uso da tecnologia é mais uma estratégia que facilita a organização e minimiza o estresse da rotina acelerada. As informações geradas através de ferramentas funcionais diminuem a sensação de sobrecarga, melhoram a produtividade e a qualidade do trabalho. Investir em tecnologia é garantir excelência no ensino.
Quer saber como o Sistema GGE de Ensino pode ajudar você a ser mais produtivo e conquistar excelentes resultados? Entre em contato com a gente.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!