Ter uma comunicação direta e aberta com os pais e individualizar o atendimento e o acompanhamento dos estudantes são fundamentais, de acordo com gestor do GGE

Crises financeiras ou mudanças de endereço são dois dos motivos que levam pais a trocarem a escola de seus filhos. Mas há também discordância com métodos ou ruídos com a instituição de ensino. Para fidelizar pais e alunos em um ambiente escolar é fundamental que haja comunicação aberta e transparente, além de atender individualmente cada estudante.

Essa é a opinião do gerente executivo do Sistema GGE de Ensino, Leonardo Siqueira, para quem a fidelização de pais e alunos é crucial para o sucesso em longo prazo de uma instituição educacional. “O primeiro passo é manter uma boa comunicação com os pais, mantendo-os informados sobre o desempenho acadêmico, eventos escolares e qualquer mudança significativa na instituição”, afirma. “Dessa forma, a escola consegue promover a participação ativa dos pais na vida escolar de seus filhos, podendo ir além: promovendo reuniões regulares, eventos, workshops e outras atividades que contribuam com a disseminação da cultura que marca cada comunidade escolar”, acrescenta.

“O primeiro passo é manter uma boa comunicação com os pais” Leonardo Siqueira

Leonardo Siqueira

Para o gestor, é importante que essas ações não sejam generalizadas. “E sim que haja uma preocupação com as necessidades individuais dos alunos, de modo que a escola ofereça suporte personalizado, quando necessário, e demonstre preocupação com o desenvolvimento acadêmico e emocional de cada estudante”, diz. Também é preciso que a escola nunca deixe de se mostrar comprometida com a excelência na educação, o que, segundo Siqueira, contribui para construir a confiança dos pais na qualidade do ensino oferecido.

Outra ferramenta que pode ser usada é a realização de pesquisas de satisfação, feitas de forma periódica, para entender as necessidades e expectativas de pais e alunos . “A escola pode usar essas informações para fazer melhorias contínuas na qualidade dos serviços educacionais”, explica Siqueira, que completa afirmando:  as escolas devem sempre ter em mente que a fidelização é um processo contínuo e exige esforços consistentes para manter e fortalecer os vínculos com pais e alunos, ao longo do tempo.

Dicas para fidelizar pais e alunos

  • Comunicação

    Manter uma comunicação aberta e transparente com os pais, mantendo-os informados sobre desempenho acadêmico e eventos escolares, por exemplo;

  • Confiança

    Construir confiança: a instituição de ensino deve se revelar comprometida com a excelência na educação;

  • Satisfação do Cliente

    Realizar pesquisas de satisfação periodicamente para entender as necessidades e expectativas de pais e alunos.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *