Regras da identidade do negócio, treinamentos e documento com as diretrizes são algumas das dicas da especialista em Recursos Humanos

Além dos desafios diários da educação das crianças e adolescentes, as escolas também precisam se preocupar com as gestões dos seus negócios, afinal, depois de serem instituições de ensino comprometidas com a aprendizagem, são também empresas. Para alinhar eficiência na educação com o crescimento também como negócio, um fator é fundamental: criar uma cultura única no ambiente escolar. Para isso, é imprescindível que toda a equipe esteja alinhada e aplicando no dia a dia os mesmos valores, orientações e postura diante dos alunos, das famílias e uns com os outros.

Ter um sistema que ofereça esse suporte pode fazer a diferença. O Sistema GGE de Ensino, por exemplo, desenvolve esse tipo de apoio para as escolas parceiras, através de treinamentos, consultoria pedagógica, eventos, assistência à gestão e ferramentas pedagógicas e tecnológicas. Tudo isso contribui para a aplicação e manutenção dos valores da escola, da cultura organizacional,  do aprendizado colaborativo e do desenvolvimento de equipe. Como explica a analista de RH Pleno do Sistema GGE, Mirely Vasconcelos.

“Quando penso sobre o que é necessário para criar uma cultura, associo imediatamente à necessidade de fortalecer os objetivos da empresa, propagando a missão e valores, que são os pilares do funcionamento, para construir e desenvolver essa cultura”, afirma. A especialista alerta ainda que é preciso estabelecer com a equipe as regras que deram identidade ao negócio, sendo uma prática funcional para o cotidiano. “Regras de horários, vestimenta/farda, tipo de comunicação ou mesmo alguns rituais como reuniões com formato específico, dia e hora regular, eventos comemorativos, como aniversariantes do mês), entre outros. Esses momentos se tornam marcos que fortalecem a nossa cultura e consolidam um fit cultural, que é a capacidade de um profissional se encaixar ao negócio”, disse. 

A analista ainda ressalta que os profissionais que atuam como líderes são peças indispensáveis nesse processo.

“Os que ocupam cargos de liderança devem ser os exemplos para os colaboradores. Nesse caso, eles vão direcionar o time e precisam ser bem preparados sobre os objetivos do negócio, sempre alinhados com a missão e os  valores para transmitirem aos demais”. Mirely Vasconcelos finaliza dando mais uma dica.

“Criar um documento com as diretrizes da cultura que todos tenham acesso facilita para que a equipe recorra sempre que tiver alguma dúvida ou precisar relembrar algo. Temos um manual ilustrado, didático e que conversa bem com a identidade dessas pessoas”, encerrou. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas