Conter as conversas paralelas, tornar os assuntos didáticos mais atrativos que o celular e driblar a monotonia são alguns dos desafios que os professores encontram no dia a dia educacional. A ausência de estratégias de gestão de sala de aula pode levar os educadores a cometerem equívocos, a exemplo do levantar a voz, e isso ser um impeditivo para que o aprendizado flua e aconteça.
Para entender como os professores lidam com esses obstáculos, o Sistema GGE de Ensino foi ouvir algumas das escolas parceiras, a fim de contribuir com sugestões. O professor do Colégio Pinheiros, Ed Paschoal Carrazzoni Filho, disse que o mais difícil nos dias atuais é atrair a atenção dos alunos em tempos de tecnologia.
“Eles têm rapidamente as informações que querem na palma da mão. Então, a melhor forma de chamar atenção é mostrando onde ele pode usar esse conteúdo no dia a dia, a exemplo de aplicar à química no cotidiano”, explicou.
Além de mostrar alternativas, como essa da aplicabilidade, o material didático pode ser um bom aliado nesse processo de incentivo.
“De uma forma direta e atualizada, pode rapidamente direcionar para questões recentes dos principais vestibulares, ainda com uma diagramação jovem e divertida atraindo a atenção dos alunos. Junto do material físico, temos também os links dos conteúdos gravados pelos professores da rede, mostrando uma aproximação com cada um”, disse, ressaltando que o Sistema GGE conta também com simulados on-line para cada um poder fazer sua avaliação pessoal e ver os pontos que precisa melhorar.
Para a professora Flávia Cristina da Silva, do Colégio Decisão, além de usar um bom material didático, fazer o uso de aulas expositivas, jogos e vídeos também pode contribuir para estimular a aprendizagem.
“Fatores como a heterogeneidade da turma, a motivação para pesquisa e a prática da sala invertida também podem ajudar e atrair a atenção dos alunos”, disse.
A junção desses elementos proporcionam o estímulo e a curiosidade dos estudantes na aulas, maior envolvimento na interação entre professor e aluno e melhores resultados nas avaliações e atividades, na visão de Flávia.
Já Uiliana Quézia França de Oliveira, professora do Educandário Nossa Senhora Aparecida, disse que o primeiro passo para atrair a atenção dos alunos é entender um pouco o universo deles e buscar metodologias que prendem a atenção.
“O material didático é um importante meio de comunicação entre alunos e docentes, pois eles vão criar vínculo de interação e eliminar o desinteresse e o desestímulo, que são os maiores desafios da aprendizagem atualmente para os professores”, relatou.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!