Embora os alunos estejam de férias, nas escolas, a preparação para a volta às aulas já começou. É hora da equipe pedagógica intensificar o planejamento para o ano letivo e pensar as estratégias que serão aplicadas para incentivar a alta performance dos estudantes, tanto no que diz respeito à aprendizagem como ao comportamento. Mas, sem a avaliação adequada do desempenho estudantil, tudo o que foi e que será pensado e executado na proposta pedagógica fica comprometido por falta de um diagnóstico preciso de acompanhamento.
Uma dessas ferramentas pedagógicas de avaliação que podem ser usadas para ajustar lacunas no processo de aprendizagem, corrigi-las e alcançar ótimos resultados são os exames de verificação. As escolas parceiras do Sistema GGE de Ensino contam com o Exame de Verificação de Aprendizagem (EVA), que é desenvolvido por uma banca de professores especialistas, de acordo com exercício do material didático, e que, com os resultados, resulta em um plano de estudo individual, contendo a indicação dos pontos que devem ser melhorados em cada disciplina e o foco para impulsionar o aprendizado. Com a análise, as escolas podem enxergar cada professor, cada aluno e cada disciplina de forma mais detalhada, proporcionando um melhor planejamento das ações para impulsionar o aprendizado.
A consultora pedagógica do Sistema GGE de Ensino, Danyelle Oliveira, dá mais detalhes sobre a ferramenta. “O EVA é um instrumento direcionador, que aborda questões que estão sendo vistas pelo aluno em sala de aula, e muitos dos conhecimentos exigidos são provenientes de habilidades adquiridas em séries anteriores. É uma avaliação que se baseia por análise de Teoria de Resposta ao Item (TRI), com isso, na tabulação das respostas, é possível a identificação de quais assuntos foram consolidados e quais precisam ser revisados ou reestudados, justificando o erro pela falta de conhecimento prévio do aluno”, explica a especialista.
Danyelle destaca entre os diferenciais do EVA: as questões são baseadas nos tópicos estudados no bimestre, o plano de estudo individual que é elaborado como resultado, os vídeos com as resoluções das questões que o aluno errou e os resultados obtidos através de menções por frente de disciplina e capítulos. “Com base nas respostas obtidas pelos alunos, é gerado um mapeamento de proficiência por componente curricular, turma, discente e docente, oferecendo ao coordenador uma visão macro e micro dos resultados, permitindo a identificação dos pontos focais que apresentam necessidades de intervenções pedagógicas. Para as escolas parceiras do Sistema, esse trabalho é meio caminho andado na estruturação da atuação da escola para suprir”, finalizou a consultora pedagógica.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!