Para complementar a grade curricular do ensino médio, o novo formato, implementado a partir de 2022 para as turmas do 1º ano e até 2024 para o restante do segmento de ensino, abrange, além das disciplinas tradicionais, as eletivas. Uma proposta que soma ainda mais engajamento do aluno e faz valer sua postura protagonista dentro da sala de aula e no mundo.
“Vamos desenvolver, com o Novo Ensino Médio, tanto as hard skills, como as soft skills. A ideia é que o aluno se prepare para o mercado de trabalho e também para a vida”, disse Fellipe Torres, Gerente Editorial do Sistema GGE de Ensino.
As disciplinas eletivas do Novo Ensino Médio despertam o engajamento dos alunos porque, primeiro, são de livre escolha dos estudantes e contemplam as suas áreas de maior interesse; segundo, porque proporcionam experiência científica, na prática, e colaboram para que o jovem se torne, cada vez mais, o personagem principal no processo ensino-aprendizagem.
Entre as áreas de conhecimento que o aluno pode escolher estão: Linguagens (Comunicação e oratória; Línguas estrangeiras pelas telas do cinema), Ciências Humanas e Sociais (Direitos humanos; Compreendendo dilemas mundiais), Ciências da Natureza (O cérebro e as emoções; De que planeta você é?) e Matemática (Faz um Pix; Pensamento conectado).
Conheça as Disciplinas Eletivas do Sistema GGE de Ensino
Para Sílvia Bessa, jornalista e coordenadora de projetos especiais do Sistema GGE de Ensino, as eletivas oferecidas pela empresa colocam o estudante em contato com temas contemporâneos por meio de um leque bem variado de opções temáticas. “Esse conjunto de conteúdos enriquecerá o conhecimento cultural, os valores e as habilidades dos estudantes”, afirmou.
De acordo com o gerente executivo do SGGE, Leonardo Siqueira, olhar para o Novo Ensino Médio é perceber uma mudança extremamente importante e necessária para o setor educacional. “No atual formato existe uma preocupação que, além do conhecimento, trabalha a mente e as emoções para transformar jovens em cidadãos bem mais preparados”, concluiu.
É com muito estudo, investimento e uma equipe dedicada às tendências da educação que o Sistema GGE de Ensino ajuda escolas parceiras a construírem um ensino médio de forma individualizada, levando em consideração a região e cultura local, aspectos fundamentais para proporcionar excelência no processo de ensino-aprendizagem e melhorar a experiência dos alunos.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!