O papel do diretor escolar é amplo e engloba demandas de grande responsabilidade. Além das questões burocráticas e necessidade de manter o bom funcionamento da instituição, seja na esfera física ou emocional, cabe ao diretor promover também a integração entre pais e escola. Como líder, deve incentivar e motivar sua equipe, iniciativa ainda mais necessária diante de todas as dificuldades trazidas pela pandemia da Covid-19. Mas, afinal, o que muda na rotina do diretor escolar após a intensificação da educação à distância?

Com limitações financeiras e até de funcionários, o diretor de escola deve se reinventar para assegurar a mesma qualidade do ensino presencial também no remoto. Começar pela garantia de um material didático atualizado, com recursos tecnológicos inovadores que enriqueçam a metodologia do professor em sala e envolvam o aluno no processo de aprendizagem, é um passo importante a ser dado na estratégia de gestão.

A tecnologia, auxílio indispensável na rotina do diretor de educação à distância, é forte aliada para o desenvolvimento e acompanhamento pedagógico dos alunos durante todo o ano letivo. Um exemplo disso são as várias ferramentas tecnológicas que o Sistema GGE de Ensino oferece para suas escolas parceiras. “O nosso Exame de Verificação de Aprendizagem (EVA), por exemplo, é uma ferramenta robusta que vem dar um apoio às escolas e, de forma individualizada, aos alunos e pais”, afirma Leonardo Siqueira, gerente executivo do Sistema.

O EVA é também uma forma assertiva de acompanhar o trabalho dos professores para então oferecer à equipe pedagógica formação continuada, sempre que necessário. A flexibilidade, proporcionada pelo ensino remoto, exige monitoramento frequente e estar perto da equipe através de ferramentas digitais é primordial para a execução de um bom plano de gestão. Objetivos claros e uma equipe alinhada são fundamentais para o sucesso da gestão à distância.

Além de definir metas diretas e possíveis de serem alcançadas, é interessante que o diretor faça reuniões virtuais periódicas para avaliar o desempenho da equipe e execução do plano pedagógico. Afinal, faz parte da rotina do diretor de educação à distância a implementação de estratégia de comunicação apoiada em ferramentas digitais, que funcionam como ótimos canais de relacionamento com toda a comunidade escolar. Dos funcionários aos pais e alunos. “A Agenda Diária é um canal de informação bastante eficaz entre as famílias e escola. Desde o que acontece no dia a dia em sala de aula até a vida completa do estudante”, reforça Leonardo.

A rotina do diretor na modalidade presencial, e mais ainda na educação à distância, deve ser bem amparada pelo uso da tecnologia e suas ferramentas digitais para facilitar a gestão e ampliar o desenvolvimento da escola.

Quer saber mais sobre gestão escolar do futuro?

Baixe nosso e-book e descubra quais os principais desafios desse profissional!

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma resposta

Deseja deixar um comentário?
Seu comentário será bem vindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *