Tendências são reflexos de comportamentos ascendentes que mostram como as pessoas estão se relacionando com o mundo e suas projeções futuras. Surgem a partir da necessidade de inovação e repercutem em contextos sociais, culturais e econômicos como um todo. São fortes indicações de conduta e consumo, e funcionam como excelentes direcionamentos para uma gestão estratégica focada em resultados e crescimento.

Presentes em diversas áreas, as tendências também contemplam o setor educacional. O Sistema GGE de Ensino desenvolve um forte trabalho de avaliação e antecipação de tendências, cujos objetivos são impulsionar o ensino-aprendizagem e consolidar produtos e serviços cada vez mais engajados com a realidade de mercado.

Veja as 4 principais tendências da Educação para 2022 e entenda como podem direcionar ações de sucesso e gerar novas oportunidades de negócios.

  • Ensino Híbrido

    Em 2022, a liberdade e versatilidade proporcionadas pelo ensino híbrido continuarão a fazer parte da rotina escolar. Com formação continuada e professores capacitados para o uso de ferramentas tecnológicas e plataformas robustas de educação, alunos ampliam saberes e ganham autonomia na construção do seu próprio conhecimento em cenários que vão além do espaço escolar.

    O protagonismo do estudante nunca esteve tão em alta e, daqui para frente, promete crescer ainda mais com a implementação do Novo Ensino Médio, flexível para atender os desejos e as necessidades dos jovens.

  • Tecnologia

    Com finalidade de somar ao processo de ensino-aprendizagem, a tecnologia é hoje uma das principais facilitadoras no avanço da educação. Seja na esfera geográfica, onde o conhecimento chega a qualquer parte do mundo; ou no aprofundamento dos conteúdos, com suportes eficientes e completos, como aulas online, realidade aumentada, estímulos multissensoriais e outras alternativas para impulsionar o aprendizado.

    Através da tecnologia na educação, crianças e adolescentes são inseridos no contexto atual, de transformação digital continua, reforçam o hábito da interação e desenvolvem habilidades essenciais para a vida.

    “Ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia, quando utilizada de forma adequada e dirigida, desenvolve o raciocínio, a concentração e estimula a comunicação. Em uma atividade interativa, por exemplo, diante da tela colorida e com várias possibilidades, crianças desenvolvem a atenção e a criatividade. No ambiente escolar, alunos são protagonistas da aprendizagem e interagem ativamente no processo, tendo a tecnologia como um recurso importante. Também aprendem desde cedo a manusear os dispositivos e explorar suas funcionalidades, ferramentas relevantes para o futuro. É mais uma forma de trabalhar habilidades lógicas”, reflete Amanda Rangel, coordenadora da Educação Infantil do Colégio GGE.

  • Personalização do Ensino

    A maneira de ensinar já não é mais a mesma. Os alunos não aprendem de forma similar e o ensino linear virou coisa do passado. Independente do formato de aula, remota ou presencial, cada estudante precisa de atenção especial. Está aí a tendência ao ensino personalizado, onde o aluno é avaliado de forma individual, com plano de estudo preparado para melhorar o rendimento escolar de acordo com suas necessidades específicas. O acompanhamento próximo da família também é uma forma de personalização do ensino. Diante das rápidas mudanças, essa tendência colabora para que a educação seja efetiva e repercuta em excelentes resultados.

  • Gestão Otimizada

    Investir em tecnologia, além de beneficiar alunos e o processo ensino-aprendizagem, otimiza também a gestão escolar. O Sistema GGE de Ensino oferece em sua plataforma pedagógica V4 integração, acompanhamento e comunicação que abrangem rotinas, conteúdos programáticos e projetos pedagógicos das escolas parceiras.

    A partir do fluxo de dados computados, o Sistema V4 auxilia na identificação de pontos de melhoria na rotina escolar, com base em processos de avaliação, interpretação de indicadores e entrega de feedbacks, além de proporcionar atendimento mais humanizado, sem a burocracia de antes. Assim, toda a equipe ganha tempo para pensar em estratégias capazes de levar a escola a ter ainda mais destaque no mercado.

Em busca constante por inovações, todos os anos o Sistema GGE de Ensino lança tendências pautadas no comportamento e necessidades do público consumidor. Sejam gestores escolares, professores, alunos e familiares. São soluções criativas e arrojadas que impulsionam a qualidade da Educação e os resultados das escolas parceiras.

Levar em consideração as tendências do mercado é um forte diferencial para o gestor que pretende se destacar diante da acirrada concorrência e crescer de forma relevante por um caminho promissor.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *