Além de conteúdo relevante e design atrativo, outros fatores precisam ser levados em consideração para a criação de um material didático rico e eficaz. E foi a esses aspectos que a YAN Comunicação se deteve durante todas as etapas de planejamento e elaboração dos livros da Coleção Ludus, o mais novo lançamento do Sistema GGE de Ensino.

Destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, a novidade chega para somar conhecimento e impulsionar o ensino-aprendizagem de escolas parceiras em 2022. Resultados já alcançados anteriormente com as coleções Basis e Mundus, que atendem os anos finais do Ensino Fundamental e Médio, respectivamente.

Intencionalidade

Adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) do Sistema GGE de Ensino, documento que reúne objetivos, metas e sonhos do grupo, a Ludus nasceu com propósitos claros, como a vontade de ampliar a oferta de produtos da marca, aliada à necessidade de elevar a qualidade da educação no Ensino Fundamental 1 para todas as escolas parceiras.

“Uma coleção nasce cheia de intencionalidade, parte de um vínculo claro com a identidade da marca e tem características metodológicas bem definidas. Não nasce da noite para o dia. Muito pelo contrário. É o resultado de um projeto longo, que precisa concluir várias etapas até chegar na impressão final”, esclarece João Carlos Puglisi, gerente editorial da YAN Comunicação e responsável pelo projeto da Ludus.

Equipe Experiente

Ter uma equipe de autores experientes, que já trabalharam em projetos similares no mercado, também é um fator importante para gerar sucesso à nova Coleção. Puglisi admite que não é fácil encontrar profissionais qualificados, com pensamentos parecidos e afinados entre si. Mas garante que não é impossível. “Reunimos as pessoas certas para o projeto da Ludus. Foram meses de conversas constantes. Trocas leves que trouxeram mais qualidade e profundidade ao conteúdo, além da riqueza de detalhes para a Coleção como um todo. O espírito de equipe está muito bem traduzido em cada página. Escolas e famílias vão perceber isso muito bem”, declara.

Diferenciais da Ludus

A Ludus trabalha com personagens diversos, que simulam estudantes reais e retratam o verdadeiro cenário da sala de aula, com toda multiplicidade comportamental habitual. “Os personagens da Ludus não são nem mais, nem menos inteligentes do que crianças reais. São similares e têm dificuldades como qualquer aluno na mesma faixa etária e fase de aprendizado”, destaca Puglisi.

Com personagens ilustrativos e tão coerentes com a realidade, os desenvolvimentos cognitivo e socioemocional ganham força diante de relações que destacam as diferenças de um aluno para o outro, de um personagem para o outro, com alegrias e tristezas, ansiedade, responsabilidade.

A maturidade dos personagens na última fase da jornada Ludus, presente no material didático do 4º e 5º ano, é outro ponto que merece ênfase. “Precisávamos criar situações de aprendizagem que facilitassem a transição do Ensino Fundamental 1 para o 2. Da professora polivalente aos vários professores, entre outras mudanças. Com a Ludus, os alunos desenvolverão mais sua autonomia e responsabilidade e, com isso, chegarão mais maduros e bem preparados para a nova etapa de aprendizagem e jornada de vida”, comenta João Carlos.

Assim nasce uma coleção, mas não qualquer uma. A Ludus chega ao mercado para se destacar com qualidade e excelência, ao cumprir com rigorosidade todas as etapas necessárias para a construção de um projeto literário eficaz e comprometido com os valores morais e éticos da marca Sistema GGE de Ensino.

Conheça a Coleção Ludus do Sistema GGE de Ensino

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *