Bom para o aluno, para a família e para a escola. Esse é o diferencial de uma instituição que oferece opções de atividades no contraturno escolar, porque, além de possibilitar que os estudantes desenvolvam novas habilidades e melhorem o seu desempenho, as tarefas extracurriculares estabelecem uma nova fonte de receita para a escola – alternativa que se coloca como um fôlego financeiro para as instituições de ensino.
A gestora pedagógica do Colégio GGE de Boa Viagem, rede escolar que adota material didático e plataforma de Gestão Pedagógica V4 do Sistema GGE de Ensino, Amanda Rangel, explica que são muitos os benefícios oferecidos pela escola que dispõe desse serviço.
“Quando bem planejado e executado, o modelo vem como uma excelente opção para as famílias atuais, considerando as novas dinâmicas familiares, onde os pais trabalham o dia inteiro e as crianças ficam sob os cuidados de terceiros”, afirmou.
O que Amanda destaca é que o contraturno escolar se coloca como uma oportunidade, também, de enriquecimento socioemocional do aluno, já que ele contará com
“atividades escolares lúdicas e de qualidade, capazes de estimular as relações interpessoais e de possibilitar uma maior socialização dos estudantes, com inserção em disciplinas extracurriculares como artes, esportes, música, educação nutricional, robótica, entre outras, frisou.
A iniciação à formação integral pode começar desde cedo, na Educação Infantil, principalmente porque, nessa fase, a criança já tem uma maior necessidade de mediação para colocar em prática essas atividades.
“As mudanças são perceptíveis, porque eles desenvolvem as habilidades socioemocionais, estimula o desenvolvimento da disciplina, através das rotinas estruturadas, e incentiva os cuidados pessoais com eles mesmos, como a realização das refeições, da escovação dos dentes e do banho”.
Na perspectiva da escola, o turno complementar se torna um diferencial frente à concorrência, em razão da comodidade e da educação de qualidade que passam a oferecer, contribuindo para o destaque da escola no mercado em razão da melhora do desempenho dos seus alunos.
Gestão Pedagógica eficiente em tempo integral
Os pais podem até achar que as atividades extracurriculares distanciam seus filhos da rotina de estudo, mas isso não é verdade e nem deve ser motivo de preocupação. Isso porque escolas que contam com sistemas de gestão pedagógica completos, como o V4 do Sistema GGE de Ensino, tornam mais eficientes os processos de acompanhamento pedagógico e formativo no turno regular e também no complementar.
O V4 proporciona uma gestão educacional ampliada, com ferramentas que envolvem não apenas gestores, coordenadores, professores e alunos, mas também os familiares, criando, assim, um ecossistema favorável para um processo educacional mais completo e eficiente em relação às demais estratégias de ensino.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!