Com a reta final do ano letivo se aproximando, um fator importante para o êxito do aluno no processo de aprendizagem fica bastante comprometido: a motivação. Ansiosos pelos resultados finais e pela proximidade das férias, é comum perceber que o entusiasmo do início do ano não é mais o mesmo, mas essa desmotivação não é uma exclusividade desse período. Ao longo do ano, diversos fatores podem dificultar o ânimo dos estudantes dentro e fora da sala de aula e é fundamental que as escolas estejam atentas aos comportamentos que podem surgir como resultados do desânimo.
Para Milena Lucena, psicóloga do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica do Colégio GGE (SOEP), escola parceira do Sistema GGE de Ensino, fatores emocionais e psicológicos como ansiedade, estresse e medo estão entre os que mais comprometem a motivação e, consequentemente, o rendimento dos estudantes.
“O acúmulo desses sentimentos e a potencialização dessas emoções podem gerar danos importantes, principalmente no desenvolvimento pedagógico de alunos em idade escolar. Os sentimentos de menos valia, o medo do fracasso e a falta de estruturação de metodologias apropriadas para o estudo podem causar um aumento significativo na diminuição da motivação e engajamento pedagógico dos jovens na atualidade”, explica a especialista.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!