Com a reta final do ano letivo se aproximando, um fator importante para o êxito do aluno no processo de aprendizagem fica bastante comprometido: a motivação. Ansiosos pelos resultados finais e pela proximidade das férias, é comum perceber que o entusiasmo do início do ano não é mais o mesmo, mas essa desmotivação não é uma exclusividade desse período. Ao longo do ano, diversos fatores podem dificultar o ânimo dos estudantes dentro e fora da sala de aula e é fundamental que as escolas estejam atentas aos comportamentos que podem surgir como resultados do desânimo.

Para Milena Lucena, psicóloga do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica do Colégio GGE (SOEP), escola parceira do Sistema GGE de Ensino, fatores emocionais e psicológicos como ansiedade, estresse e medo estão entre os que mais comprometem a motivação e, consequentemente, o rendimento dos estudantes.

“O acúmulo desses sentimentos e a potencialização dessas emoções podem gerar danos importantes, principalmente no desenvolvimento pedagógico de alunos em idade escolar. Os sentimentos de menos valia, o medo do fracasso e a falta de estruturação de metodologias apropriadas para o estudo podem causar um aumento significativo na diminuição da motivação e engajamento pedagógico dos jovens na atualidade”, explica a especialista.

Quando a falta de motivação para os estudos começa a acontecer, alguns comportamentos passam a indicar para a escola e a família de que é preciso acender o alerta.

“Baixa participação social em ambiente escolar, pouca participação em projetos escolares, pouca contribuição pedagógica em sala de aula, pouca troca verbal com os professores e colegas, pouca vinculação e laços sociais frágeis (poucos amigos), baixa frequência escolar, atrasos recorrentes e evasão escolar são alguns dos indícios de que o aluno está desmotivado no seu processo de aprendizagem”, pontua Milena Lucena.

A psicóloga orienta sobre a importância do acompanhamento integral e individualizado do aluno durante todo o ano letivo.

“No Colégio GGE, que tem o Sistema GGE como metodologia, desde o início do ano, trabalhamos com o acompanhamento dos nossos alunos, além do acompanhamento regular às famílias, projetos de motivação coletiva e atendimentos personalizados. Essa proximidade permite identificar de forma mais rápida e assertiva a queda na motivação e agir para resgatar o ânimo desse aluno”.

Milena Lucena, psicóloga do SOEP do Colégio GGE

Para prevenir a falta de motivação, Milena Lucena diz:

“orientamos que os alunos possam encontrar momentos para meditação, prática de esportes ou práticas alternativas que visem despertar e aliviem as situações de pressão, estresse e ansiedade do momento. É preciso também ter uma rotina de estudos organizada, ter gestão de tempo e organização nas responsabilidades cotidianas. Por isso, estamos sempre trabalhando esses aspectos com os alunos e dando ferramentas para que eles desenvolvam essas habilidades que são fundamentais para evitar questões como a ansiedade”.

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