A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que o processo de aprendizagem das crianças deve ser focado na construção da autonomia, comunicação e criatividade. No entanto, para isso ocorrer é necessário que a concentração dos alunos seja estimulada, tanto pelos pais, quanto pelas instituições de ensino.

“O início da escola é uma fase crucial no desenvolvimento de uma criança, onde as atitudes, as habilidades e os alicerces do conhecimento são moldados. Por isso, a concentração tem um papel vital no crescimento intelectual, emocional e social dos pequenos”, disse a coordenadora da Educação Infantil do Colégio GGE, escola parceira do Sistema GGE de Ensino, Ana Paula Calado.

A especialista também destacou que a falta de concentração pode prejudicar o processo de aprendizagem dos alunos.

“Quanto mais a criança praticar, mais poderá desenvolver a capacidade de concentração e, consequentemente, adquirir conhecimento de forma mais fácil”, disse. 

Ana Paula Calado frisou, ainda, que a concentração é mais do que focar a mente em determinado assunto.

“A concentração é o alicerce sobre o qual as habilidades cognitivas, emocionais e sociais das crianças são construídas. Por isso, ao promover a concentração desde cedo, estamos cultivando hábitos de aprendizado duradouros”, concluiu. 

Confira abaixo mais cinco dicas para estimular a concentração nas crianças:

  • Ambiente adequado:

    Espaços calmos e organizados ajudam a promover a concentração, então, certifique-se de que a sala de aula seja livre de distrações.

  • Atividades variadas:

    Ao ter acesso a diferentes tipos de atividades, o aluno estimula diversos sentidos, o que ajuda no estímulo à concentração.

  • Instruções claras:

    Explicações diretas e simples contribuem para a manutenção do interesse da criança e, consequentemente, impactam na concentração.

  • Respeito aos limites:

    Ao promover atividades adequadas à idade do aluno, o professor garante que ele irá se concentrar mais facilmente.

  • Reconhecimento:

    Sempre que possível, celebre o sucesso da criança, oferecendo recompensas simbólicas, como elogios. Essa prática reforça positivamente o comportamento de concentração.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *