Material didático e ferramentas pedagógicas alinhados com a metodologia fazem a diferença no envolvimento dos alunos

Conseguir a concentração dos alunos nunca foi uma tarefa tão difícil para as escolas. Com distrações na palma da mão, com tablets e celulares, ou ao lado, na conversa com os amigos na sala de aula, é indispensável que as instituições de ensino adotem estratégias para evitar a criação de uma cultura negativa de levantar a voz ou chamar a atenção o tempo todo dos alunos que estão distraídos, fazendo barulho ou não atendendo aos comandos dos docentes. Nesse contexto, a educação criativa entra em cena trazendo novas abordagens para o processo de ensino-aprendizagem.

A educação criativa é focada em desenvolver habilidades por meio de recursos não convencionais, tendo a criatividade como fator que agrega subjetividade ao aprendizado, estimulando o interesse, a autonomia e o engajamento dos estudantes com o ensino. Para as 38 escolas dos estados de Pernambuco e Alagoas que adotaram o Sistema GGE de Ensino essa missão ficou mais fácil. “O material produzido possui recursos didáticos pensados para que as aulas sejam instigantes. Como, por exemplo, a seção Flipped Classroom, que faz uma introdução audiovisual aos assuntos dos capítulos, dando acesso a esse conteúdo via QR Code, e cerca de dois exercícios para os alunos fazerem em casa. Como a turma já chega na aula com conhecimento prévio do tema, os professores podem aproveitar o tempo em sala para aprofundar questões, promover debates, desenvolver projetos e realizar dinâmicas lúdicas, por exemplo”, explica a supervisora editorial do Sistema GGE, Eugênia Bezerra.

Além disso, a parte teórica do livro é recheada de boxes que complementam a abordagem do conteúdo ao apresentar recortes dos temas, trazer discussões complementares e sugerir materiais relacionados ao assunto (como reportagens, livros, séries e filmes). “Esses itens podem ser utilizados como inspiração para atividades criadas pelos próprios professores. Quando as indicações são de algo disponível na internet, elas vêm acompanhadas por QR Codes que facilitam o acesso”, destaca Eugênia. A seção Conectando Disciplinas é outro destaque. Ela fortalece a interdisciplinaridade ao destacar nuances do assunto que fazem parte de outras matérias. Já a seção Atividade Conectada explora a oralidade e a multimodalidade em situações práticas de uso das diversas linguagens. Enquanto que a seção Let’s Listen disponibiliza versões em áudio dos textos de Inglês.

Confira mais ferramentas tecnológicas que vão impulsionar o ensino na sua escola
Educação Criativa
Na foto, aluna participa de aula criativa e prática

As ferramentas pedagógicas Deixa Comigo, Fora da Caixa, Mão na Massa e Podcast também são utilizadas na educação criativa. “Elas são exclusivas dos materiais produzidos pelo Sistema GGE de Ensino e atendem a habilidades e competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A ideia por trás de cada uma delas é associar o que está na teoria à prática, ao cotidiano dos estudantes – instigando cada um a desenvolver aptidões, a refletir sobre aspectos socioemocionais e a imaginar soluções para questões do mundo contemporâneo”, finaliza a supervisora editorial do Sistema GGE. Eugênia Bezerra. Abaixo, você confere informações detalhadas sobre essas ferramentas pedagógicas:

Ao relacionar uma situação do cotidiano a um aspecto abordado na teoria do capítulo, convida o aluno a mobilizar habilidades interdisciplinares na hora de buscar soluções para o questionamento proposto. A estratégia é baseada na metodologia ativa STEAM – do inglês Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Conhecimentos prévios, bagagem cultural e experiência de vida viram ferramentas dos alunos.


Atividades elaboradas por equipe multidisciplinar promovem a educação socioemocional dos alunos e o desenvolvimento de noções de cidadania. Como três das dez competências instituídas pela BNCC para a educação básica estão ligadas a aspectos socioemocionais, o objetivo é desenvolver nos estudantes a capacidade de agir pessoal e coletivamente, com autonomia e responsabilidade, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos e sustentáveis.


Instiga os alunos a elaborar respostas para questões relacionadas ao conteúdo das disciplinas por meio da interpretação de informações e dados. Estimula o pensamento crítico e o desenvolvimento da capacidade analítica. Considerando que a BNCC associa as habilidades ao saber fazer, seja ele uma ação física ou mental, a seção Mão na Massa combina teoria e prática com o intuito de proporcionar uma experiência de aprendizagem ainda mais dinâmica e ampla.


Tendo como convidados autores da coleção e professores do Sistema GGE de Ensino, o Podcast Basis gera mais uma maneira de adquirir conhecimento, em programas curtos e dinâmicos que abordam temas relacionados aos conteúdos presentes nos livros. O aprendizado dos alunos durante a escuta é verificado por questões que complementam a página dos podcasts.

Sistema GGE de Ensino – É uma solução de aprendizagem que oferece recursos e suporte para apoiar e promover o crescimento de alunos, professores e colégios, alavancando resultados. Respaldado pelo Colégio GGE, com seus 26 anos de atuação em Pernambuco, o Sistema garante uma formação de alta qualidade a milhares de alunos ao longo dos anos. Tudo elaborado com base nas necessidades reais de alunos, professores e instituições de ensino.

Além de todos os recursos multimídia contidos no próprio material didático, em todas as disciplinas de todos os anos – o que se configura como forte diferencial do nosso sistema – o aluno encontra na plataforma digital recursos de pré e pós-aula, reforçando o aprendizado com vídeos, galerias de imagens, exercícios e links direcionados para sites que abordam o conteúdo de maneira mais profunda ou resumida, a depender da orientação do autor do conteúdo.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *