Metodologia de ensino precisa estimular o protagonismo dos alunos que buscam, cada vez mais, por autonomia

As gerações Z e Alfa que ocupam as salas de aula são as primeiras a terem nascido em um ambiente completamente digital. Familiarizados desde cedo com a tecnologia, especialmente a que está presente nos dispositivos móveis, tiveram como berço de desenvolvimento a expansão da internet e o desapego dos modos tradicionais de educação familiar, comunicação, aprendizagem, trabalho e de uma série de outros parâmetros que ditam a vida em sociedade. Como consequência, as escolas precisam apresentar soluções que supram as necessidades dessas novas gerações que anseiam por autonomia e possuem habilidades diferentes das anteriores em muitos aspectos.

As estratégias educacionais de ensino-aprendizagem precisam atrair o novo perfil de aluno, como explica Sílvia Bessa, coordenadora editorial do projeto de Eletivas 2022, do Sistema GGE de Ensino.

O estudante de hoje é inquieto, curioso e está antenado com as novas tecnologias. É estimulado por um mundo da indústria 4.0 e muito aberto às possibilidades de aprendizado e à diversidade. Como consequência dessas transformações,  é um jovem muito mais crítico, cuja visão de mundo sofre a influência de diversos pontos de vista. Lidar com este estudante, dar-lhe a formação adequada e envolvê-lo no conhecimento é o grande desafio da educação do futuro”, defende.

Para que as escolas consigam alcançar esse objetivo, é necessário ter um sistema que ofereça não apenas ferramentas tecnológicas e material didático e de apoio, mas também toda uma metodologia que converse com os alunos, além de professores atualizados e que compreendam com facilidade esse novo momento da educação.

O modelo do Sistema GGE é multifacetado em produtos distintos. São produtos com conteúdos inovadores e exclusivos e apresentações moldadas com a característica de cada ano escolar do aluno. São ferramentas educacionais que estimulam a visão do todo, não de partes isoladas, e contemplam todas as áreas do ensino formal. Muitas vezes isso é feito por meio da interligação de várias disciplinas, sempre com o suporte capaz de traduzir tudo isso na linguagem do estudante”, explica Sílvia Bessa.

A especialista destaca ainda que, para obter êxito com os alunos dessas novas gerações, é fundamental que o conjunto de aplicativos, ferramentas, material didático e metodologia promovam o protagonismo do aluno, uma das abordagens mais importantes para o bom desempenho estudantil.

Esse modelo faz do aluno o centro do aprendizado. O aluno se capacita e conta com o apoio necessário para ser um protagonista empoderado do aprendizado contínuo, à medida que trabalha em sala de aula desde o conteúdo programático da formação geral básica até temas importantes e necessários para desenvolver a comunicação, a autonomia, o senso de justiça, a empatia, o respeito, o pensamento crítico e as responsabilidade social, a responsabilidade ambiental. Com essas ferramentas educacionais, vistas nos livros e debatidas com a intermediação dos professores, o aluno pode aprimorar seus pensamentos reflexivos e críticos e se preparar cada vez mais para lidar com seus interesses profissionais e sociais”, finalizou Sílvia Bessa.

O Sistema GGE de Ensino é uma solução de aprendizagem que oferece recursos e suporte para apoiar e promover o crescimento de alunos, professores e colégios, alavancando resultados. Respaldados pelo Colégio GGE, com seus 26 anos de atuação em Pernambuco e agora na Paraíba, o Sistema garante uma formação de alta qualidade a milhares de alunos ao longo dos anos. Tudo elaborado com base nas necessidades reais de alunos, professores e instituições de ensino.

Além de todos os recursos multimídia contidos no próprio material didático, em todas as disciplinas de todos os anos – o que se configura como forte diferencial do nosso sistema – o aluno encontra na plataforma digital recursos de pré e pós-aula, reforçando o aprendizado com vídeos, galerias de imagens, exercícios e links direcionados para sites que abordam o conteúdo de maneira mais profunda ou resumida, a depender da orientação do autor do conteúdo.

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