Muitos alunos possuem dificuldade em manter uma rotina de estudos. Outros, mesmo estudando, não conseguem reter o conhecimento. Há diversos fatores sociais, econômicos e culturais que podem influenciar no processo de aprendizagem, porém, a justificativa mais comum para esse fenômeno é: boa parte dos alunos não estudam de maneira eficiente.

O processo de aprendizagem é bastante particular e varia de pessoa para pessoa. Isso significa que, em primeiro lugar, o aluno deve encontrar um método de estudo que funcione para ele. Alguns estudantes aprendem escrevendo, enquanto outros adquirem conhecimento através da leitura. A única forma de descobrir qual método é mais eficiente, é testando. Por este motivo, o autoconhecimento é tão importante para a aprendizagem.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a qualidade do estudo. É comum ver alunos passando horas estudando, no entanto, isso não significa necessariamente que o rendimento escolar aumentará, pois a qualidade do estudo é mais importante que a quantidade de horas dedicadas a essa atividade.

A professora do GGE e colaboradora do Sistema GGE de Ensino, Débora Meneghetti, frisa que para o aluno ter um estudo de qualidade é preciso focar no conteúdo que foi dado em sala de aula, nas anotações do caderno e, claro, no assunto do livro didático. “Os livros do Sistema GGE têm inúmeras ferramentas tecnológicas que potencializam o processo de aprendizagem, como as questões comentadas, os mapas mentais, os recursos multimídias e os checklists, por exemplo. Para garantir uma boa rotina de estudos, os alunos devem explorar esse conteúdo o máximo possível”, disse.

Ainda de acordo com Débora Meneghetti, a prática também é uma grande aliada do aprendizado. “É necessário que o aluno faça as tarefas de casa, pois nesse momento ele vai descobrir o que, de fato, não aprendeu. É justamente por isso que os livros do Sistema GGE possuem vários exercícios de fixação, porque acreditamos que somente com a prática é que o estudante alcançará o desempenho esperado”, pontuou a professora do GGE.

Além de priorizar o autoconhecimento e a qualidade dos estudos, os alunos devem descansar, já que é durante o sono que o cérebro processa todas as informações que foram adquiridas nas últimas horas. Então, para absorver o conteúdo e melhorar o rendimento nos estudos, é recomendado que os estudantes durmam, no mínimo, oito horas por dia.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *