Em todas as esferas da nossa vida, os últimos meses do ano são um período de reflexão e de arrumação para a chegada de um novo ciclo. Na área de educação não é diferente. É preciso trabalhar para que o ano seja finalizado com sucesso sem deixar pendências para o recomeço das atividades. É tempo de avaliar e de planejar. É tempo também de agradecer e de envolver toda a equipe em um novo projeto. Um novo ano que pode ser mais leve ou mais desafiador do que o que se encerra.

Independentemente do que estar por vir, se houver planejamento e estratégia, a escola terá muito mais segurança para enfrentar todos os obstáculos que possam vir. É por isso que este é um momento que exige uma avaliação minuciosa de todos os projetos que foram realizados e os que tiveram que ser adiados – ou até mesmo descartados – devido à pandemia, identificando as oportunidades e as demandas que estão por vir.

Pensando nisso, listamos abaixo cinco dicas para os gestores pedagógicos encerrarem o ano letivo de 2020 sem pendências e com o sentimento de dever cumprido:

  • 1) Realize uma análise crítica de tudo o que sua escola desenvolveu em 2020

    Este foi um ano de muitas lições aprendidas na área de educação e é necessário rever todo esse aprendizado identificando os pontos positivos e negativos, as criações e as experimentações que foram realizadas ao longo desses últimos 365 dias.

  • 2) Elabore um plano de ação, a partir da análise realizada, propondo melhorias para 2021

    É necessário planejar 2021 com antecedência e cautela. Para isso, é importante repensar tudo que já foi feito antes e o que está sendo feito durante a pandemia. O plano de ação para o próximo ano letivo deve conter estratégias que possam ser adaptadas a qualquer momento, ou seja, o desafio agora é planejar de forma que novos rumos possam ser tomados a qualquer momento.

  • 3) Organize um planejamento financeiro para sua escola, um balanço de 2020 e perspectivas 2021

    É importante que a instituição de ensino feche o ano tendo pleno conhecimento de sua saúde financeira. Isso envolve o conhecimento do nível de inadimplência e das receitas que estarão disponíveis para realização de projetos que devem constar no planejamento escolar do ano seguinte. O gestor também precisa avaliar como está o andamento do processo de matrículas para poder, por exemplo, planejar a divisão das turmas. Fechar o ano com essas informações atualizadas auxiliará na tomada de decisão sobre novas ações e da elaboração do planejamento de aulas.

  • 4) Faça uma análise do clima organizacional de sua escola e planeje algumas estratégias para o ano seguinte

    Antes de tudo é preciso revisar o que está sendo praticado ao longo da jornada de 2020. Entender o que está sendo implantado e ter uma constante reflexão se este é mesmo o rumo correto. Neste momento, é importante partilhar com toda a sua equipe o rumo que a escola pretende tomar em 2021 e permitir cooperações neste planejamento. Fazer um planejamento participativo é muito importante para ganhar a adesão de todos.

  • 5) Agradeça aos pais e a toda equipe que esteve ao seu lado durante as dificuldades enfrentadas nesse ano

    É hora de agradecer pelo ano que passou, pelos desafios superados, pelas conquistas, pelo time de profissionais. Valorizar as pessoas é um ensinamento muito forte que a pandemia nos deixou. Neste momento, é importante passar para o seu time o fechamento do ano como uma grande conquista, como de fato foi.

Veja outros E-books gratuitos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *