Começou nesta terça-feira, dia 19, a Formação Pedagógica 2021.1, realizada pelo Sistema GGE de Ensino, em formatos de webinários e oficinas, com convidados renomados no mercado. Leonardo Siqueira, gerente-executivo do Sistema, abriu a série de palestras dando boas-vindas às escolas parceiras e aos demais participantes. Aproveitou o momento também para ressaltar a importância da adaptação à nova realidade, diante da versão online do evento.

Numa breve retrospectiva de 2020, o gerente-executivo lembrou da origem do Programa de Assistência Pedagógica (PAP), resultado de forte parceria e responsável por oferecer conteúdos audiovisuais de alta qualidade, de maneira gratuita, para escolas de todo o país, garantindo o processo de ensino-aprendizagem durante a suspensão das aulas presenciais. Leonardo enfatizou que, apesar do cenário desafiador, o Sistema GGE de Ensino assegurou todo o suporte às escolas parceiras.

Ainda sobre as ações do ano passado, outra iniciativa que mereceu destaque foi o Projeto EDU 5.0 Live Meeting, que trouxe uma série de lives semanais com temas relevantes e profissionais muito bem qualificados que levaram orientações e soluções para a educação pós-pandemia. Era mais uma criação do Sistema GGE de Ensino que surgia em tempos de crise para apoiar também as áreas administrativas das instituições parceiras.

Com promessa de seguir com a capacitação continuada, Siqueira apresentou a programação da Formação Pedagógica 2021.1 e adiantou algumas novidades do Sistema GGE de Ensino para este ano letivo: a reformulação da Coleção Mundus, o lançamento do projeto Fora da Caixa e as novas ferramentas da Coleção Basis. Para 2022, anunciou a evolução do material didático do Sistema GGE de Ensino a partir da chegada da nova coleção do Ensino Fundamental 1.

Um olhar para o futuro: nova escola e as expectativas para 2021

Dando continuidade à abertura do evento, a convidada Anabelle Veloso, gestora pedagógica do Colégio GGE, falou sobre a necessidade de ser levado em consideração o balanço geral do que funcionou em 2020 e do que precisa ser restruturado daqui por diante. Num clima de otimismo e com boas expectativas para este ano letivo, reforçou também o valor da Formação Pedagógica 2021.1:

Será um momento muito importante, de muitos conhecimentos e de revisarmos práticas para que possamos, de fato, fazer um trabalho diferente e diferenciado em 2021”.

Ao fazer uma ponte entre passado e o que está por vir, a gestora relembrou do período de confinamento e privação da liberdade, sem precedentes, vivenciados pelas crianças e adolescentes nos últimos meses, e destacou a importância do aspecto emocional abordado no primeiro webinário da Formação Pedagógica. Proposto pelo palestrante Guilherme Davoli, o tema Contágio Emocional na Educação, além de atual, está ligado aos eventuais imprevistos e adaptações provocados pela Covid-19 no cenário educacional.

Assista agora à palestra “Contágio Emocional na Educação”, com Guilherme Davoli

Ainda dá tempo de participar do último webinário da Formação Pedagógica 2021.1, que falará sobre “Os desafios do novo Ensino Médio”, com a professora Ana Selva (Seduc/PE), e também sobre a “COVID-19 e desafios para o ano letivo de 2021”, com o Dr. Filipe Prohaska (Chefe da triagem de doenças infecciosas do HUOC/UPE).

Notícias Relacionadas

emocional positividade
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *