A partir de 2022, o novo Ensino Médio vira realidade nas escolas públicas e privadas do Brasil. Com estrutura curricular mais flexível para todos os estudantes, as mudanças reforçam o desenvolvimento das competências e habilidades, referenciadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e compreendem aspectos até então pouco trabalhados nas escolas, mas de extrema importância para os jovens, cada vez mais protagonistas de sua aprendizagem.
Diante dos Itinerários Formativos, outro diferencial do novo formato, vale a pena aprofundar o conhecimento nas ferramentas que vão direcionar a criação do Projeto de Vida, quando os alunos das escolas parcerias do Sistema GGE de Ensino serão orientados, de acordo com seus interesses, a realizarem escolhas conscientes e responsáveis.
Projeto de Vida e Educação Socioemocional
Com propósito de estimular autonomia e cidadania na construção do Projeto de Vida, a Trilha Socioemocional do Sistema GGE de Ensino tem base em 5 eixos. São eles: Autoconhecimento, Inteligência Emocional, Nossas Conexões, Compromisso Social, Futuro e Carreira.
Para chegar aos 5 eixos temáticos da Trilha Socioemocional, a equipe do Sistema GGE de Ensino, ampliada por designers de educação, aliou estudo e conhecimento à tecnologia e inovação. “Os 5 eixos, ou macrocompetências como também são chamados, estão relacionados com as competências gerais da BNCC. E esta estrutura do nosso projeto foi realizada a partir de uma metodologia moderna para entender o aluno e colocá-lo no centro da aprendizagem”, destaca Pedro Simas, professor e gestor educacional, e um dos criadores do programa de Educação Socioemocional do Sistema GGE de Ensino.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!