A partir de 2022, o novo Ensino Médio vira realidade nas escolas públicas e privadas do Brasil. Com estrutura curricular mais flexível para todos os estudantes, as mudanças reforçam o desenvolvimento das competências e habilidades, referenciadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e compreendem aspectos até então pouco trabalhados nas escolas, mas de extrema importância para os jovens, cada vez mais protagonistas de sua aprendizagem.

Diante dos Itinerários Formativos, outro diferencial do novo formato, vale a pena aprofundar o conhecimento nas ferramentas que vão direcionar a criação do Projeto de Vida, quando os alunos das escolas parcerias do Sistema GGE de Ensino serão orientados, de acordo com seus interesses, a realizarem escolhas conscientes e responsáveis.

Projeto de Vida e Educação Socioemocional

Com propósito de estimular autonomia e cidadania na construção do Projeto de Vida, a Trilha Socioemocional do Sistema GGE de Ensino tem base em 5 eixos. São eles: Autoconhecimento, Inteligência Emocional, Nossas Conexões, Compromisso Social, Futuro e Carreira.

  • Autoconhecimento

    O eixo do Autoconhecimento desenvolve as competências do pensamento científico, crítico e criativo, assim como o autocuidado. Trabalha também o reconhecimento das qualidades e fragilidades pessoais, com confiança para superar desafios e alcançar objetivos pessoais e profissionais, agindo de forma proativa e empreendedora. A perseverança em situações de estresse, frustração, fracasso e adversidade é outro aspecto praticado neste eixo.

  • Inteligência Emocional

    Desenvolve as competências do autoconhecimento e autocuidado; responsabilidade e cidadania. E, da mesma forma que o eixo anterior, neste ponto também é desenvolvida a habilidade de identificar forças e fraquezas pessoais com intuito de superar desafios, com foco nas conquistas pessoais e profissionais, e na perseverança diante de situações difíceis.

  • Nossas Conexões

    Comunicação, empatia e cooperação são competências deste eixo que trabalha habilidades importantes como: compreender e considerar a situação, opinião e o sentimento do outro, agindo com empatia, flexibilidade e resiliência para promover o diálogo, a colaboração, a mediação e resolução de conflitos. Outro aspecto importante encontrado aqui é o combate ao preconceito e valorização da diversidade.

  • Compromisso Social

    Pelo menos cinco competências são trabalhadas no eixo do Compromisso Social. São elas: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; cultura digital; e autonomia. Um eixo de extrema importância, que analisa questões sociais, culturais e ambientais diversas, identificando e incorporando valores importantes de forma individual e para o coletivo que assegurem a tomada de decisões conscientes, consequentes, colaborativas e responsáveis.

  • Futuro e Carreira

    O 5º e último eixo trabalha boa parte das competências do eixo anterior, com substituição de algumas delas. Confira: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; cultura digital; argumentação; e responsabilidade e cidadania. Possui, assim como os demais eixos, uma forte relevância para a evolução do indivíduo, a partir da reflexão sobre seu próprio desenvolvimento e sobre seus objetivos presentes e futuros, identificando aspirações e oportunidades, inclusive relacionadas ao mundo do trabalho, que orientem escolhas, esforços e ações em relação à sua vida pessoal, profissional e cidadã.

Para chegar aos 5 eixos temáticos da Trilha Socioemocional, a equipe do Sistema GGE de Ensino, ampliada por designers de educação, aliou estudo e conhecimento à tecnologia e inovação. “Os 5 eixos, ou macrocompetências como também são chamados, estão relacionados com as competências gerais da BNCC. E esta estrutura do nosso projeto foi realizada a partir de uma metodologia moderna para entender o aluno e colocá-lo no centro da aprendizagem”, destaca Pedro Simas, professor e gestor educacional, e um dos criadores do programa de Educação Socioemocional do Sistema GGE de Ensino.

Se você perdeu a live de lançamento do novo Ensino Médio com convidados especiais, assista agora:

Veja outras LIVES gratuitas

emocional positividade
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *